Cursos de EaD da Unicentro ganham Comissão de Autenticidade
A questão do plágio e o uso de imagens ou citações desrespeitando os direitos autorais têm sido um grande problema para o universo acadêmico nos últimos anos. O fenômeno, que teve início no ensino presencial, chegou também ao ensino a distância e, desde então, soluções para esta problemática tem sido estudadas pelas instituições.
Visando coibir o plágio e dar uma melhor orientação aos alunos, professores e tutores sobre a melhor maneira de realizar citações nos textos, o Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead) passou a contar com uma Comissão de Autenticidade, que verificará os trabalhos de conclusão de curso das graduações e especializações vinculadas a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Segundo a presidente da Comissão de Autenticidade, Ruth Rietch Leonhardt, a ideia de realizar as verificações surgiu após alguns encontros promovidos pelo Nead com uma advogada especialista em direitos autorais de Curitiba. “Por duas ocasiões a UAB trouxe uma advogada de Curitiba para conversar com todas as pessoas envolvidas sobre direito autoral. A partir deste contato e com informações de que em outras universidades existem comissões para verificação de plágio, decidiu-se criar aqui na Unicentro esta comissão”, explicou Ruth.
A comissão já está em funcionamento e, atualmente, avalia os trabalhos da primeira turma. De acordo com Ruth, todo o processo é eletrônico, através de um programa especifico criado pelo Coordenadoria de Tecnologia e Informação da Unicentro (Coorti) e não há o contato direto entre o aluno e comissão.
Ruth explicou ainda que a intenção da comissão é verificar se há ou não plágio nos textos e não o conteúdo da obra, não tendo poder de reprovar ou aprovar ninguém. “Estamos verificando o procedimento do aluno na produção do seu trabalho. Esta comissão não avalia o trabalho, analisa se tem ou não plágio. Esta comissão não dá nota ao aluno ou reprova ou aprova o aluno”.
Apesar de ainda estar dando seus primeiros passos, a Comissão de Autenticidade já é vista como uma peça importante dentro do Nead e, segundo a professora Ruth, demonstra a vontade dos envolvidos em agir perante um problema inerente a educação. “É uma questão necessária para a educação hoje em dia. Analisamos muito educação, reclamamos de coisas que não gostamos, do que achamos errado (…) Essa comissão e penso que todos os procedimentos que conseguem evitar este tipo de problema, já estão dando uma grande contribuição para a sociedade como um todo” analisou Ruth.