Seti libera investimentos para infraestrutura da Unicentro

Na foto: o secretário João Carlos Gomes e o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.

Nesta segunda feira (22), na Sala dos Conselhos do campus Santa Cruz, foi realizada uma reunião que contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. O encontro contou também com a presença do reitor da universidade, Aldo Nelson Bona, e chefes de todos os departamentos.

Um dos objetivos da reunião foi discutir investimentos em infraestrutura da universidade, em parceria com a secretaria de estado. Além disso, a liberação de R$ 1,3 milhão em investimentos gerais que serão disponibilizados para a Unicentro entre os anos 2014 e 2015.

Entre vários investimentos nos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati, estão a construção de barracão para implementos agrícolas, aquisições de equipamentos de pequeno porte, além da troca de revestimentos contra incêndios e para melhorar a acessibilidade.

Segundo o secretário João Carlos Gomes, um dos principais assuntos desta reunião é recuperar a questão dos investimentos e a liberação de recursos destinados a instituição. “Este é um compromisso do governo do estado com a Unicentro, principalmente porque estes recursos serão investidos na melhoria do ensino, com vários projetos sendo apoiados em um total de um milhão e trezentos mil reais, com o intuito de melhorar as condições de trabalho, laboratórios, salas de aula, e acima de tudo melhorar o ensino”.

Outro aspecto levantado é o de como fazer para reduzir as assimetrias na universidade, que se deram graças ao seu grande crescimento. Uma delas é a falta de funcionários na instituição. “Trabalho para ampliar o quadro de recursos humanos, sendo que a Unicentro deve receber uma atenção maior”, acrescenta o secretário.

Para o reitor Aldo Nelson Bona, com esta parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Unicentro, ocorrerá o crescimento tanto no espaço físico como a pesquisa, e irá impactar funcionários e acadêmicos da instituição. “Essa parceria se deu graças a um conjunto de ações que vem de longa data. Especificamente agora, nós estamos fazendo um trabalho muito grande neste sentido de recompor saldos de valores programados para a universidade com projetos de investimentos em infraestrutura. Mas além de recompor esses saldos, liberar recursos adicionais, no sentido de que as demandas da universidade, em específico de laboratórios de ensino pudessem ser atendidas”, completa o reitor da universidade.

Para Aldo, os alunos, professores e funcionários da Unicentro poderão constatar várias mudanças na instituição. “Para professores e funcionários haverá melhores condições de trabalho. Já os estudantes, terão melhor aparelhamento dos laboratórios e nas atividades de ensino”, finaliza.