Cedeteg sedia 15ª Jornada do Trabalho

Entre os dias 2 e 5 de setembro, o campus Cedeteg da Unicentro recebe acadêmicos e professores de diversas regiões para participar da décima quinta edição da Jornada do Trabalho. Neste ano, o evento tem como título “Conflitos territoriais, (re)invenções do controle social e das resistências de trabalho para além do capital”.

O evento, realizado anualmente, tem como objetivo debater o trabalho no âmbito da geografia. Além disso, a Jornada do Trabalho é uma referência importante para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O chefe do Departamento de Geografia e integrante da comissão organizadora do evento, Paulo Nobukuni, destaca o papel da criação de resistências como forma de avançar em busca de uma sociedade mais democrática. “Para alunos e professores que trabalham com a ordenação do território, do planejamento e da gestão do território é muito importante ter esse conhecimento debatido durante o evento”.

Durante os quatro dias de evento serão realizados debates, oficinas, simpósios, encontros culturais e trabalhos de campo que integram diversas áreas, como Geografia, Agronomia, Serviço Social, entre outras. Nobukuni ainda fala sobre a importância do evento na universidade. “É importante que a Unicentro esteja inserida neste grupo de trabalho, procurando alternativas para mudar o quadro de ocupação de territórios inferiores na economia, como locais com riscos de inundações”, destaca.