Estudantes de Turismo conhecem programa de especialização internacional

A intenção é que, com o programa, estudantes de diferentes locais do Brasil possam se especializar em espanhol e inglês.

A 11ª Jornada Acadêmica de Turismo (Fitur) reuniu estudantes do curso do campus Irati da Unicentro e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na palestra ministrada pelo assessor especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Pimenta Madeira Filho, os acadêmicos tiveram acesso a informações sobre um programa do Ministério de envio de alunos para escolas de excelência no exterior.

O programa contempla estudantes da graduação das áreas de Turismo e Hospitalidade, selecionando os melhores talentos para enviar a escolas de excelência no Reino Unido (Inglaterra e Escócia) e na Espanha. “Serão 60 bolsas para a Espanha e 50 para o Reino Unido no ano que vem, e nós do ministério queremos que esse programa se mantenha, e venha a ampliar o número de vagas. A permanência do aluno será de até três meses nas melhores escolas dessas duas nações”, comenta o assessor.

A intenção é que, com o programa, estudantes de diferentes locais do Brasil possam se especializar em espanhol e inglês, e assim, que mais estrangeiros venham para o país e possam conhecer outras realidades que não sejam apenas os destinos turísticos tradicionais. Madeira Filho afirma que o ministério quer atrair visitantes também para o interior do Brasil e apresentar as vocações regionais.

“Por exemplo, eu estou pela primeira vez aqui no Centro-Oeste do Paraná, uma região lindíssima, abundante em araucária. Além disso, a região tem uma colônia forte de ucranianos e poloneses, seria interessante atrair estrangeiros dessas proveniências para que conheçam também seus ‘conterrâneos deslocados’, ou seja, pessoas que pertencem a uma mesma comunidade linguística e cultural e que moram no Brasil, com seus hábitos e costumes numa região tão bonita”, explica.

Segundo o assessor, uma pesquisa feita após a Copa do Mundo revelou que 96% dos turistas estrangeiros que estiveram no Brasil voltariam e aprovaram o tratamento recebido aqui. A única restrição feita por estes turistas foi a falta de conhecimento linguístico dos brasileiros.

“É esse o gargalo que nós queremos superar. Se nós qualificarmos o serviço vamos atrair turistas mais exigentes, e isso vai contribuir para o aumento de renda da região e empregabilidade da população local. Porque o turismo é uma grande fonte empregadora de recursos da comunidade, é um diferencial em relação a indústria em geral. O turismo tende a empregar pessoas da região, que já tem a vivência do local e que podem contribuir para gerar efetividade econômica de modo mais eficiente”, complementa Madeira Filho.

Fitur

Além da palestra, a programação do Fitur contou com a 1ª Gincana Acadêmica-Cultural de Cursos de Turismo, que, de acordo com a coordenadora da jornada, Paula Grechinski Demczuk, já está com a sua segunda edição confirmada para 2015 e com prêmios ainda melhores. Dentre os participantes da gincana, a classificação foi a seguinte:

1º lugar – Equipe Turismo (Unicentro)
2º lugar – Equipe Fênix do Fitur (UEPG)
3º lugar – Equipe Cuque (Unicentro)

Também foram realizadas duas edições do minicurso “Teoria e Prática em A&B: origem, fabricação e harmonização de cervejas artesanais”, pela empresa Klein Bier, e o encerramento com o professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Adnilson de Almeida Filho, que apresentou a realidade do turismo na região Norte do Brasil através da palestra “O turismo em Rondônia: um estudo da territorialidade e identidade indígena”.