Representante do Ministério do Turismo participa de evento em Irati

A 11ª Jornada Acadêmica de Turismo (Fitur) será realizada no campus de Irati.

Entre os dias 13 e 15 de agosto, o campus de Irati da Unicentro sedia a 11ª Jornada Acadêmica de Turismo (Fitur). A abertura da programação será no dia 13, às 19h30, com palestra ministrada pelo assessor especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Pimenta Madeira Filho, no Auditório Denise Stoklos.

A coordenadora do Fitur, Paula Grechinski Demczuk, destaca que o assessor vem a Irati representando o Ministério do Turismo e apresentará os programas de qualificação no exterior. “Os acadêmicos poderão conhecer as oportunidades de bolsas para se qualificar na área. Nesta palestra, também estarão presentes empresários do setor”, acrescenta.

Nesta edição, o Fitur também tem novidades, como a gincana entre acadêmicos dos cursos de Turismo e a oficina sobre fabricação de cervejas artesanais. A 1ª Gincana Acadêmica-Cultural de Cursos de Turismo ocorre na quinta-feira (14) e contará com desafios temáticos a serem cumpridos por equipes de alunos de Turismo de diferentes universidades. Além da Unicentro, já estão confirmadas turmas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

“Nesta edição não teremos a apresentação de trabalhos científicos, porém, a organização buscou uma forma de fazer com que estudantes se interessassem em aprofundar seus conhecimentos na área. Assim, durante a semana serão propostos desafios relacionados ao Turismo e, no dia 14, faremos o encerramento da Gincana com a apresentação das tarefas”, afirma a professora Paula.

Em 2013, o Fitur realizou uma oficina sobre Enologia e, dando continuidade à temática, neste ano os estudantes podem participar do minicurso “Teoria e Prática em A&B: origem, fabricação e harmonização de cervejas artesanais”, pela empresa Klein Bier. A coordenadora explica que a disciplina de Teoria e Prática em Alimentação e Bebidas (A&B) faz parte da formação do bacharel em Turismo.

Para encerrar as atividades da Jornada, Adnilson de Almeida Filho, professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), vai apresentar a realidade do turismo na região Norte do Brasil, com a palestra “O turismo em Rondônia: um estudo da territorialidade e identidade indígena”.

Confira a programação completa:

Dia 13/08 – Quarta feira

19h30

Abertura do evento

Palestra “A Qualificação Internacional do Profissional em Turismo: Políticas Públicas do Ministério do Turismo”

Acir Pimenta Madeira Filho – Assessor Especial de Relações Internacionais, Ministério do Turismo

Auditório Denise Stoklos – Unicentro CampusIrati

Dia 14/08 – Quinta feira

19h

I Gincana Acadêmica-Cultural de Cursos de Turismo da Unicentro

Auditório Denise Stoklos – Unicentro CampusIrati

Dia 15/08 – Sexta feira

14h

Minicurso “Teoria e Prática em A&B: origem, fabricação e harmonização de cervejas artesanais”

Realização: Klein Bier

Apoio: Italiano Churrascaria e Panificadora Lopes

* Após a inscrição no site, o convite deve ser retirado antecipadamente no Departamento de Turismo – atividade com número restrito de participantes.

Associação dos Funcionários – Unicentro Campus Irati.

19h

Palestra “O turismo em Rondônia: um estudo da territorialidade e identidade indígena”

Prof. Dr. Adnilson de Almeida Filho – Universidade Federal de Rondônia, UNIR

Miniauditório – Unicentro