Projeto Rondon: alunos e professores de Irati realizam atividades

Equipe da Unicentro em ação no Projeto Rondon.

Começou na segunda-feira (21) e segue até 3 de agosto, a Operação Catopê, do Projeto Rondon. E nessa edição, mais uma vez, a Unicentro teve projeto aprovado. Oito acadêmicos e dois professores do campus de Irati estão em Francisco de Sá, no norte de Minas Gerais, onde desenvolverão atividades ligadas à “Educação e Meio Ambiente” junto à comunidade local.

Ao todo, serão 22 oficinas planejadas a partir da viagem precursora realizada pelo professor do Departamento de Geografia, Valdemir Antoneli, ao município. Lá, ele procurou identificar quais eram as prioridades da população e, de volta à Irati, antes da viagem oficial, foram definidos os temas principais a serem abordados: cooperativismo e linhas de crédito; lixo urbano; turismo local; resgate cultural; paisagismo e arborização; fotografia; culinária; capacitação de professores de apoio; educação ambiental; utilização de editor de texto; utilização de recursos audiovisuais; gincana ambiental; atividade física no parque; produção de leite e pasto; como utilizar a internet; compostagem; produção de sabão; sistemas agroflorestais; tratamento de água e esgoto; mutirão da coleta de lixo; recomposição da mata ciliar e recuperação de nascentes; cinema comentado; e noite cultural.

“Esperamos que com essas oficinas possamos contribuir para a melhoria das comunidades abrangidas e integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País”, ponderou o professor, líder da equipe que conta, ainda, com oito alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Administração, Geografia e Turismo, além do professor Daniel Bartiko, do Departamento de Engenharia Ambiental.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um programa de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e que ampliem o bem estar da população. Todos os anos o Governo Federal lança editais para que as instituições de ensino superior enviem projetos para as operações, que são realizadas em regiões com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como em áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços.