Técnico da seleção brasileira de taekwondo ministra palestra na Unicentro

Fernando está há oito anos a frente da seleção brasileira de taekwondo.

Fernando está há oito anos a frente da seleção brasileira de taekwondo (Foto: rádio Vale do Sol).

“Esporte e educação na formação do cidadão” foi o foco da palestra ministrada por Fernando Madureira, técnico da seleção brasileira de taekwondo, em visita a Guarapuava, na última sexta-feira (9). O convite veio através do professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Marcos Roberto Queiroga.

Para Queiroga, a palestra tem como objetivo passar aos futuros bacharéis em Educação Física as filosofias do esporte como ferramenta para formar pessoas melhores. “Dentre outras coisas, este encontro busca desenvolver a função dos nossos alunos na formação de cidadãos”, conta.

Além de técnico, Fernando Madureira também é o atual presidente da Federação Paranaense de Taekwondo e professor de Educação Física. Para ele, essas experiências servem de embasamento para ministrar a palestra, além da vivência como treinador. “Tanto no esporte, na competição, ou em sala de aula deve existir disciplina e princípios, que é o que tento levar aos meus atletas ou alunos”.

Fernando está há oito anos a frente da seleção brasileira. Em seu currículo constam participações nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012. O foco agora está voltado para as Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, em 2016. “O taekwondo está crescendo no país e nós temos um volume muito bom de atletas. Então, acredito que o resultado vai ser positivo”, finaliza.