
Laboratório de Educação Especial recebe equipamento para ensino do braile
No início deste mês, a direção do campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste entregou para a coordenadora do Laboratório de Educação Especial, Ana Barby, equipamentos voltados ao ensino do sistema braille.Denominada reglete, o instrumento é uma variação do aparelho de escrita de Loius Braille, que reúne ainda a prancha e a punção.
De acordo com Ana, os três elementos juntos são utilizados para que o sistema de leitura seja efetivo. “Com uma folha de um papel mais grosso que o comum, nós utilizamos os três materiais e as marcas vão ficando em alto relevo. Essas marcações significam letras ou números que formam palavras e frases”, explicou a coordenadora.
O Laboratório de Educação Especial, que antes fazia uso das regletes emprestadas pela Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava (Apadevi), agora conta com 20 peças, que estarão à disposição dos professores e alunos concluintes do curso de Pedagogia, para atividades referentes à disciplina de Teoria e Metodologia do Ensino da Educação Especial Inclusiva. “Na futura profissão, esses pedagogos irão trabalhar com crianças no ensino comum e também com crianças de inclusão, sendo que algumas dessas podem ser cegas e necessitarem da utilização desse sistema braile. E para que o professor compreenda o que o aluno está escrevendo, pra que ele consiga passar uma atividade para o aluno, é importante que ele conheça o sistema e a partir de agora então, com as regletes disponíveis poderemos intensificar essas atividades”, enfatizou Ana.
