Formada na Unicentro, bióloga cursa doutorado nos EUA

A bióloga estuda a requeima do batateiro, uma doença muito recorrente que destrói plantações em um curto período de tempo.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no ano de 2013, a acadêmica Nayara Marangoni ingressou, no início deste ano, no programa de doutorado da Universidade de Maine, nos Estados Unidos.

Por meio de um intercâmbio realizado pelo programa Ciências Sem Fronteiras, em 2012, Nayara estudou por cerca de dez meses na Universidade Estadual de Michigan, onde criou uma rede de contatos importante com profissionais da sua área. No fim de 2013, quando concluía seu curso, a acadêmica entrou em contato com um de seus professores do intêrcambio que oferecia vaga para orientandos no doutorado. Após o processo burocrático de ingresso, foi aceita no laboratório e contratada pela Universidade de Maine, onde o professor passou a trabalhar.

O ingresso imediato de Nayara no doutorado foi possível pelo fato de nos Estados Unidos o estudante não precisar cursar obrigatoriamente o mestrado antes do doutorado e também pelo currículo acadêmico bastante sólido, construído pela estudante durante a faculdade. Ao longo da graduação, Nayara realizou dois trabalhos de pesquisas por meio da iniciação científica (IC), os quais foram orientados pelo professor do Departamento de Biologia, Paulo Roberto da Silva, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular Vegetal, além do próprio Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo mesmo docente. Tais estudos contribuíram para sua aceitação no doutorado e atualmente facilitam sua adaptação no programa. “As pesquisas, tanto as que eu trabalhei na graduação como a que eu estou trabalhando agora, têm muitos pontos em comum. Muitas técnicas e protocolos, muitas coisas que eu aprendi durante a graduação e durante minha pesquisa na graduação estão sendo muito úteis agora, no meu doutorado”, revelou Nayara.

Em Maine, a bióloga estuda a requeima do batateiro, uma doença muito recorrente que destrói plantações em um curto período de tempo. A área de interesse de Nayara está na relação patógeno-hospedeiro, resistência da batata e técnicas de manejo e armazenamento.

O prazo para término das pesquisas em seu doutorado está previsto para 2019. A bióloga, que atualmente está ainda mais ligada ao campo da pesquisa, destacou a importância que o apoio do professor Paulo Roberto e a base construída na Unicentro, durante sua graduação, possuíram para alcançar objetivos ainda maiores. “Os excelentes profissionais, os excelentes professores que eu tive durante toda minha graduação, me deram a base pra vida acadêmica. O departamento de Biologia oferece muitas oportunidades para quem quer fazer pesquisa, a universidade como um todo dá oportunidades para os alunos pesquisarem, fazerem IC, terem esse começo na vida acadêmica. Então é importante que se a pessoa tem interesse, busque as oportunidades. As aulas, os laboratórios, tudo que eu vive na Unicentro valeu como um todo, por que me preparou profissionalmente e psicologicamente para entrar na pós-graduação”, finalizou.