Reitores de universidades públicas preparam carta de reivindicações

o evento segue até o dia 10 de maio, com debates sobre o ensino na graduação.

A abertura do 54º Fórum Nacional de Reitores da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), realizada na última quarta-feira (7), no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, foi marcada por uma cerimônia solene e pelo lançamento de uma carta de reivindicações que será elaborada até o final do evento. Mais de 130 líderes das principais Instituições de Ensino Públicas do país participaram da abertura do fórum, que segue até o dia 10 de maio, com debates sobre o ensino na graduação.

No final do encontro, as lideranças vão apresentar uma carta de reivindicações e moções, que deverá conter os principais pedidos do setor em prol da melhoria da qualidade de ensino. O documento, que começa a ser elaborado hoje, será remetido para os setores competentes, como, por exemplo, Senado Federal e Ministério da Educação, numa iniciativa inédita realizada pelo fórum.

O presidente da Abruem e reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Fernando de Araújo Calado, destacou a importância da carta. “Não basta discutirmos internamente, não podemos perder a janela para o exterior. Nós que conhecemos a realidade das públicas temos que participar ativamente do processo político de mudança”, afirmou.

O reitor da Universidade de Taubaté (Unitau), José Rui Camargo, afirmou que o evento é um momento importante para o troca de conhecimentos entre os gestores das universidades e para a união de esforços dos reitores em prol do Ensino Superior. “O fórum é um símbolo do fortalecimento das ações entre as universidades. A Educação Superior precisa de reformas adequadas. Precisamos rever modelos, apoiados em necessários dispositivos nacionais e locais, reforçando o compromisso social da educação”, disse.

A partir dessa quinta-feira (8), as lideranças participam de palestras e debates com diferentes temas relacionados ao Ensino Superior. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, atuará como mediador de uma das palestras, intitulada “Atuação da Frente Parlamentar – Iniciativas e Propostas”, com os deputados federais Cleber Verde (MA) e Alex Canziani (PR).

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unitau.

Galeria2_1399561295 Galeria3_1399561304 Galeria4_1399561317