Docente da Unicentro ministra palestras no exterior

Logomarcas da Unicentro na fachada do Campus Santa Cruz.

O professor do curso de Geografia passou pelos Estados Unidos e Áustria.

No último dia 18 de abril, o professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro),Edivaldo Lopes Thomaz, participou do simpósio “Questões de Bacias Hidrográficas e a atual gestão no Brasil”, promovido pelo instituto Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS),na Universidade do Texas, em Austrin (EUA). Além de docente da Universidade, Edivaldo é pesquisador visitante e bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras na área de Geociências.

A palestra, que teve como tema “Agricultura e erosão do solo no Centro-Sul do Estado do Paraná”, foi destinada a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa norte-americanas e da América Latina. Participaram também alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Segundo Edivaldo, a palestra foi importante para divulgar os vários estudos do grupo de pesquisa sobre hidrogeomorfologia, domínio que estuda as relações entre as unidades geomorfológicas e o regime das águas superficiais e subterrâneas de uma determinada área, que ele desenvolve na região Centro-Sul do Paraná. “Trata-se de uma audiência qualificada para meus estudos”, afirma.

Atualmente, as pesquisas feitas na Unicentro concentram-se nos aspectos socioculturais da América Latina, enquanto o departamento de Geografia da universidade texana tem focado mais em estudos na região da Amazônia. Segundo o professor, a perspectiva de palestrar sobre os referidos estudos é que os mesmos possam gerar interesse de intercâmbio científico e acadêmico entre pesquisadores e estudantes da Universidade.

Depois de palestrar no Texas, Edivaldo seguiu para Vienna, na Áustria, onde participa da Assembleia Geral da União Europeia de Geociência (European Geosciences Union General Assembly)de 27 de abril a 2 de maio. No encontro, ele também vai falar sobre a erosão do solo.

Todas as pesquisas são vinculadas à Unicentro e contam com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Araucária e  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).