Turma da Apae visita brinquedoteca da Unicentro

Na última sexta-feira (11) a brinquedoteca da Unicentro recebeu pela primeira vez uma turma de alfabetização da escola Anne Sullivan, a Apae de Guarapuava. Sete alunos vieram até a Unicentro acompanhados da professora da turma, Marilza Aparecida de Paula e Silva, para passar alguns momentos lúdicos no espaço da instituição. “O motivo do nosso trabalho é desenvolver junto com a ludicidade, trazendo os alunos até a brinquedoteca para desenvolver mais a parte lúdica, a criatividade, coordenação motora e até mesmo a leitura deles”, conta Marilza.

A iniciativa de trazer a turma surgiu a partir do projeto desenvolvido pela professora Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, do Departamento de Pedagogia da Unicentro. Junto da Apae e de duas orientandas, Ana realiza um projeto de pesquisa sobre a aprendizagem de leitura e escrita em alunos com Síndrome de Down.

A vinda dos alunos faz parte do projeto que começou em fevereiro e durará dois anos. Apesar do projeto ter sido iniciado há pouco tempo, a professora Marilza já nota certo desenvolvimento nos alunos. “Nós observamos que alguns alunos já começaram a aprender. Esse é um trabalho de alfabetização e é esse resultado que nós queremos. Eles não sabiam as vogais e hoje alguns já sabem, outros não sabiam pintar dentro de um limite e agora já conseguem, além de alguns deles que já fazem tentativas de leitura”.

Para a supervisora da brinquedoteca que acompanhou os alunos, Amanda Padilha Antonischen, essa primeira experiência com as instituições foi bastante proveitosa e os alunos responderam positivamente. Ela ainda ressalta que a brinquedoteca está sempre a disposição dos alunos e as professoras podem vir alguns dias antes para agendar e preparar a aula no espaço.

Além da turma da Apae, a brinquedoteca se prepara para receber outras turmas de educação infantil da cidade. Numa parceria entre a brinquedoteca e a Prefeitura de Guarapuava, creches e escolas de educação infantil começarão a utilizar o espaço. As outras instituições da cidade começarão a trazer seus alunos a partir do mês de maio.

DSC_2332 DSC_2279 DSC_2263 DSC_2250 DSC_2249DSC_2256