Unicentro recebe aluna mexicana para cursar graduação

Luciana Oliver, veio da Cidade do México para cursar Jornalismo.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio do Programa de Estudantes- Convênio de Graduação (PEC-G) recebeu, no início deste ano, uma nova acadêmica estrangeira para cursar a graduação integral em nossa universidade. Luciana Oliver, veio da capital do México, para cursar Comunicação Social – Jornalismo.

A estudante, que iniciou suas aulas há pouco tempo, vê a adaptação inicial como tranquila. “Guarapuava é um lugar bem tranquilo, então está mais fácil me adaptar aqui. Eu comecei minhas aulas essa semana, então estou um pouco perdida com isso, mas acredito que será fácil me adaptar, as pessoas são muito tranquilas, me ajudam”, afirmou. Além de Luciana, desde 2012, o acadêmico Secuna Baio Cassama, de Guiné Bissau, estuda na Universidade. Após uma transição de curso, hoje ele frequenta as aulas do curso de Ciências Contábeis.

O programa que possibilitou o ingresso da Luciana e do Sécuna na Unicentro é desenvolvido pelos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, em parceria com instituições públicas e particulares do país, e consiste em oferecer oportunidades de formação superior a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordos educacionais e culturais. No programa são selecionados estrangeiros, preferencialmente entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo, com domínio da língua portuguesa e capazes de custear suas despesas no Brasil.

A inclusão recente da Unicentro no PEC-G faz parte de um amplo projeto de internacionalização universitária, que, de acordo com o coordenador do programa na instituição, Jó Klanovicz, agrega ao meio diversos fatores positivos. “Para a universidade, principalmente para a Unicentro, integrar o PEC-G significa, integrar um grupo de universidades brasileiras que tem o interesse oficial e forte na internacionalização da instituição. Do ponto de vista acadêmico, significa que o Brasil presta um serviço à comunidade internacional na medida do favorecimento do intercâmbio. Também do ponto de vista interno, significa que estes estudantes de graduação que passam a conviver no espaço universitário brasileiro passam também há intercambiar sua cultura, sua língua, seus costumes, há um crescimento mútuo, partindo da participação no PEC-G”, explicou.

Secuna Baio Cassama, de Guiné Bissau, estuda na universidade desde 2012.

Para a diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro, Margie Rauen, o PEC-G é um programa com uma proposta diferenciada, a qual incentiva uma forte participação institucional. “A importância do PEC-G, como outros programas federais, é imensa e a inserção da Unicentro tem proporcionado a nossa participação como apoiadores de países nos quais os estudantes não têm tantas perspectivas de formação quanto nós podemos dizer que temos no Brasil”, afirmou.