
Unicentro sedia 1º Seminário de Comunicação Pública do Centro do Paraná
Na manhã da última quarta-feira (26), o campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava, recebeu o 1º Seminário de Comunicação Pública do Centro do Paraná. Realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Rádio Universitária Entre Rios, o evento reuniu os responsáveis pelos setores de comunicação de prefeituras, câmaras de vereadores e instituições públicas de quinze cidades para troca de experiências.
O destaque do seminário ficou por conta de uma conferência sobre relevância na comunicação pública e suas relações com a sociedade, ministrada pelo presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil e assessor da Empresa Brasil de Comunicação, Mário Sartorello.
Na conferência, Sartorello tratou sobre a importância da comunicação como um direito básico humano e que deve assumir, antes de mais nada, o papel de prestação de serviço.
“Cada vez mais, a comunicação se coloca como instrumento de promoção dos direitos, a comunicação pública tem esse viés importantíssimo. Se cada rádio pública, rádio comunitária, tv pública tiver isso como sua prioridade, a gente vai avançar muito no que é a missão dessa comunicação”.
Sartorello, que citou, em muitos exemplos, casos de emissoras de rádio e o seu papel de destaque na difusão de informação no Brasil, também ressaltou o mérito da parceria entre a Rádio Universitária e a Prefeitura na realização do evento. “O fato da prefeitura e da universidade estarem se juntando para discutir esse assunto já é um avanço que em quase nenhum outro município do país se faz essa discussão”
Para o secretário de Comunicação Social de Irati, Edson Golinski, a palestra esclareceu pontos fundamentais sobre comunicação pública e o entendimento sobre o funcionamento de algumas emissoras rádio:
”Eu avalio como muito importante esse evento para poder esclarecer detalhes sobre a comunicação pública e as rádios, sejam elas públicas ou privadas, que também tem o seu compromisso na divulgação da utilidade pública em informar a população”.
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, também presente no evento, destacou a importância ds Universidade receber os representantes de órgãos de comunicação de toda a região.
“Nós reconhecemos como dever cada vez mais promover espaços de debate que levem ao trabalho em cooperação, ao trabalho em conjunto. Neste sentido, a Unicentro sediar esse primeiro seminário é uma contribuição relevante, pois ao mesmo tempo em que oferece o espaço, está atuando como catalizador das energias positivas em favor do trabalho de uma comunicação pública de qualidade e que seja entendida cada vez mais como um direito do cidadão de acesso a informação e à comunicação de qualidade”.
Dando continuidade ao seminário, no período da tarde, os participantes se reuniram na Prefeitura Municipal de Guarapuava para discussão do cenário atual da comunicação política na região.
