Laboratório de História Ambiental e Gênero apresenta relatório de gestão 2011-2013

O laboratório é um espaço dedicado à História Ambiental e Estudos de Gênero.

O Laboratório de História Ambiental e Gênero (LHAG) lançou, no último mês, o relatório de suas atividades entre 2011 e 2013. A apresentação contou com a presença do diretor de Pesquisa da Unicentro, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria, além de docentes, pesquisadores do laboratório, estudantes de graduação e pós-graduação.

O LHAG é um espaço dedicado à pesquisa, ensino, extensão e difusão da ciência e da tecnologia nas áreas de História Ambiental e Estudos de Gênero. Atualmente, está vinculado ao Departamento de História da Unicentro, no campus Santa Cruz, sendo parte da estrutura dos Programas de Pós-Graduação em História e Regiões, e Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário.

O laboratório conta com seis docentes, quatro pesquisadores associados (de outras instituições e departamentos), 13 mestrandos, 23 projetos de IC (em andamento e concluídos), estudantes de Iniciação Científica Junior e docentes da rede pública de ensino fundamental e médio. Entre 2011 e 2013, a produção acadêmico-científica vinculada ao laboratório foi de 28 TCCs, 14 artigos em revistas indexadas, 6 livros editados, 11 capítulos de livros publicados, 8 textos compleots e 13 resumos expandidos em anais de evento, além de resumos simples, site e blog.

Em termos de recursos, foram executados mais de R$ 60 mil entre bolsas de Iniciação Científica e projetos de eventos. Além disso, o LHAG conta projetos de pesquisa com o apoio do CNPq, da Fundação Araucária e da Itaipu Binacional.

Entre as atividades futuras, estão previstos workshops e palestras ao longo de 2014, projetos de extensão voltados ao combate da violência contra a mulher com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, a Segunda Escuela de Historia Ambiental Latino-Americana y Caribeña (com o apoio da Sociedad Latino-Americana y Caribeña de Historia Ambiental – SOLCHA, em 2015), a realização do 2º Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História (2015) e o 3º Simpósio Internacional ‘História Ambiental e Desastres’ (fevereiro de 2016).