Universitária FM adere à Associação das Rádios Públicas do Brasil

O objetivo da adesão é promover a união de esforços, otimizar recursos e definir estratégias comuns de atuação na comunicação pública.

O Conselho Deliberativo da Fundação Pioneira de Radiodifusão Educativa do Paraná aprovou na tarde de ontem (26/11) a adesão da Rádio Universitária Entre Rios FM – 99.7 à Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), órgão que tem objetivo de promover a união de esforços, otimizar recursos e definir estratégias comuns de atuação, na defesa da comunicação pública no País.

O presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Pioneira (entidade a quem a Universitária FM é vinculada), professor Aldo Nelson Bona, destacou a importância da participação em uma associação nacional. “A emissora só tem a ganhar com a participação na Arpub, pois terá apoio de outras rádios em ações e acontecimentos nacionais, como foi o caso da Copa das Confederações (a Universitária FM transmitiu os jogos do Brasil, em 2013). Em linhas gerais, estamos dando um passo importante para o fortalecimento da nossa rádio”, concluiu.

Para o diretor administrativo da Rádio Universitária, Danny Jessé Falkembach Nascimento, a grande maioria das rádios públicas do País passa por dificuldades semelhantes. “Participar da Arpub é uma forma de atuarmos em equipe, trocando ideias e buscando soluções para problemas que muitas emissoras têm em comum”, destacou. O diretor lembrou ainda que em 2014 duas outras transmissões serão realizadas em parceria, a Copa do Mundo de Futebol e as eleições.

Rede Pública de Rádios – RPR

Além da adesão à Arpub, a Universitária FM também participará da Rede Pública de Rádios (RPR), que teve sua primeira discussão nos dias 11 e 12 de novembro, em Brasília (DF), promovida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O evento discutiu os direcionamentos para a criação RPR, cujo objetivo é maior sinergia entre o universo diversificado das emissoras públicas do país. A ocasião contou com representantes de cerca de 40 rádios públicas brasileiras, sendo estas educativas, culturais, universitárias e institucionais, além das rádios da EBC.

A Universitária FM esteve representada pelo diretor Danny Jessé, que explicou que a criação da RPR fortalece as rádios públicas e permite aproximação das emissoras através de grupos de trabalhos (GTs). “Além das bases para construção da RPR, em conjunto, produzimos a Carta de Brasília (leia o documento), onde consta as diretrizes para a rede, e definimos cinco GTs (Gestão, Jornalismo, Programação, Tecnologia e Rádios Universitárias). A Rádio Universitária já definiu representantes para todos os grupos e tem como meta participar ativamente das discussões e ações”, revelou.

“A RPR tem o propósito de fortalecer o sistema de comunicação pública do Brasil, promovendo a prática dos princípios e valores que devem orientar esse processo. Além disso, será um canal para troca de conteúdos radiofônicos e ideias; de possibilidades de coproduções colaborativas; de participação conjunta em coberturas e transmissão de eventos especiais. Enfim, com a rede, poderemos compartilhar ideias, informações e arquivos, bem como realizar ações em conjunto, produzindo, realmente, uma comunicação pública no Brasil”, concluiu Danny Jessé.

Com informações da Gerência de Comunicação Social da EBC.