Unicentro firma convênio com Tribunal de Contas do Paraná

A instituição se comprometeu a desenvolver um sistema, a fim de executar a Lei de Acesso à Informação Social.

Na última quarta-feira (13), a Unicentro assinou um termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), na sede do órgão, em Curitiba. Na ocasião, a universidade foi representada pelo vice-reitor, Osmar Ambrósio de Souza, que comprometeu a instituição a desenvolver um sistema de cooperação com a entidade, a fim de executar de forma mais clara e eficaz a Lei de Acesso à Informação Social.

Também chamado de Projeto LAI Social – Lei de Acesso à Informação -, a proposta tem como foco a aplicação dos conceitos de auditoria social para ampliar o envolvimento da sociedade no monitoramento das ações vinculadas ao cumprimento da Lei Federal nº. 12.527.

Desta forma, a parceria com as universidades públicas estaduais paranaenses designa as instituições públicas do estado, a função de verificar o atendimento ao conteúdo mínimo obrigatório, em uma análise quantitativa e, sobretudo, contribuir para a avaliação qualitativa da informação disponibilizada, como navegabilidade, amigabilidade, clareza e facilidade de acesso.

De acordo com o termo assinado pelo vice-reitor da Unicentro, as ações conjuntas serão desenvolvidas no âmbito da microrregião de Guarapuava, abrangendo além da própria cidade, os municípios de Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu, Pinhão, Candói, Turvo, Rio Bonito do Iguaçu, Cantagalo, Nova Laranjeiras e Inácio Martins.

Com a parceria firmada, Osmar ressaltou a importância da universidade participar de forma ativa neste processo. “Essa cooperação estabelecida entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e a Unicentro mostra que nossa universidade está preparando não só os acadêmicos, mas a comunidade em geral para se tornarem agentes fiscalizadores dos recursos públicos, contribuindo para que a sociedade, agindo dentro da sua cidadania, cobre os agentes responsáveis”, ponderou.