Divulgados os finalistas do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2013
Ganhadores serão conhecidos em solenidade de premiação no próximo dia 20
A primeira edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e realizado pela Unicentro, através da Coordenadoria de Comunicação Social, teve dezessete trabalhos inscritos em suas quatro categorias. Número encarado com otimismo pelo coordenador de Assistência Técnica e do Wintershow 2013, Leandro Bren. “Nós tínhamos dois objetivos. O primeiro deles era valorizar o trabalho de pesquisa e do pesquisador, representado pelo Franz Jaster, importante pesquisador da Fapa. O outro, também muito importante, era chamar a atenção da mídia para o fato de que existe um grande evento em Guarapuava, que é o Wintershow – o maior evento de cereais de inverno do país. E a mídia ela realmente participou – esteve no lançamento do prêmio, foram dezessete trabalhos inscritos de diferentes meios de comunicação e estamos ansiosos para entregar os prêmios aos vencedores”, destacou.
Os trabalhos finalistas foram definidos após avaliação de todos os inscritos por um júri técnico formado por quatro docentes da Unicentro – dois da área de Agronomia, os professores Marcelo Cruz Mendes e Adenílson Lima, que avaliaram a correção das informações técnicas contidas nas reportagens; e dois do curso de Jornalismo, Marcio Fernandes e Ariane Pereira, que observaram os méritos informativos das peças em suas especificidades. Cada um dos jurados atribuiu, individualmente, uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) e, posteriormente, foi feita a média aritmética das quatro notas.
Para o jurado Marcelo Cruz Mendes, a qualidade dos trabalhos inscritos foi o que mais chamou a atenção. “Eu acredito que a divulgação do resultado desse primeiro ano de prêmio vai gerar uma expectativa diferente nos profissionais. Com isso, no segundo, terceiro, e assim sucessivamente, nós vamos ter aí um número maior de trabalhos e também o interesse de outros profissionais em participar”, enfatizou.
A categoria Fotografia teve oito trabalhos inscritos e seus finalistas são: “Além do crescimento de público, aumenta a procura de expositores no Wintershow 2013”, de autoria de Caio Budel, da Rede Sul de Notícias; “Pulverização do trigo” e “Trigo”, ambas da jornalista Luciana de Queiroga, do Sindicato Rural de Guarapuava.
Sete foram os trabalhos concorrentes na categoria Jornalismo impresso ou online, que por uma decisão conjunta dos realizadores e organizadores do Prêmio Franz Jaster tem quatro finalistas: “Investimento em pesquisa resulta em qualidade e altas produtividades na safra de inverno”, de autoria de Harald Essert, do Diário de Guarapuava; “Malte Agrária: a excelência do campo ao copo”, assinada por Rogério Thomaz e publicada pela Rede Sul de Notícias; “Wintershow nota 10!”, dos jornalistas Luciana Queiroga, Manoel Godoy e Helena Krüger, da Revista do Produtor Rural; e “Wintershow – pesquisas que geram alto nível de produtividade”, de autoria de Elizabeth Machado, da Revista Visual Guarapuava. “A qualidade dos trabalhos inscritos nessa categoria chamou a atenção dos jurados e, por isso, a Agrária achou por bem premiar duas reportagens e não apenas uma”, ressaltou Leandro Bren.
Já a categoria Material Televisivo tem como finalista a reportagem “Wintershow 2013”, produzida por Douglas Belan e Adriano Leite e exibida pelo programa Visual na TV.
A cerimônia de premiação será na próxima quarta-feira, 20 de novembro, às 19h30, no Foyer do Centro Cultural Mathias Leh, na colônia Vitória, em Entre Rios.