Colóquio apresenta novo programa para estágios internacionais

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) continua realizando ações de incentivo aos acadêmicos para ingressarem em intercâmbios e vivências internacionais. Na última quarta-feira (5), a instituição promoveu mais um colóquio para reforçar as oportunidades e apresentar um novo programa. Por meio de uma parceria com a Universidade Estadual de Ohio (The Ohio State University), um colóquio com o coordenador do programa nos Estados Unidos, Michael O’Keeffe, foi organizado no miniauditório de Biologia do Campus Cedeteg, em Guarapuava.

Com o intuito de trazer informações sobre o programa, o coordenador destacou no evento alguns pontos acerca do processo seletivo para ingresso de acadêmicos, anunciando aos universitários, a chamada de inscrições para The Ohio Program, programa de trainees e estágios internacionais com a Unicentro.

De acordo com os requisitos de participação apresentados pelo programa, poderão se inscrever estudantes que estão cursando a graduação ou a pós-graduação nas áreas de agronomia, medicina veterinária, engenharia ambiental, biologia e engenharia de alimentos.

Podem participar também, estudantes que já tenham concluído seus cursos de graduação e pós-graduação, até 11 meses após a formatura e que possuam entre 18 e 29 anos.

De acordo com a diretora do Escritório de Relações Internacionais, Margarida Gandara Rauen, as inscrições da primeira fase de seleção devem ser feitas online, no site do programa , sendo que o número de vagas tem quantidade flutuante, variando em função da disponibilidade nas empresas parceiras (fazendas, estufas, usinas de leite).

A diretora ressaltou ainda, que o processo seletivo levará em conta na avaliação dos candidatos, alguns requisitos fundamentais, como currículo acadêmico, experiência na área de interesse e proficiência em inglês. Segundo ela, a participação em intercâmbios é um diferencial na formação e na empregabilidade dos participantes.

“Além de os estágios e estudos no exterior  proporcionarem a ampliação de horizontes culturais, o aperfeiçoamento técnico e científico na área de conhecimento, com o domínio de um idioma estrangeiro como o inglês,  torna o currículo mais forte, melhorando as chances de nossos alunos buscarem carreiras internacionais em grandes empresas” destacou.