Editora Unicentro participa da Feira de Livros de Frankfurt

A participação da Unicentro no maior evento literário e editorial do ocidente levou dez obras da editora.

A participação da Eduni no maior evento literário e editorial do ocidente levou dez obras da editora.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste esteve presente na 65ª Feira Internacional do Livro de Frankfurt, representada pela Editora Unicentro (Eduni). Entre os dias 9 e 13 de outubro, a instituição participou da feira junto a algumas universidades estaduais como a de Maringá (UEM), de Londrina (UEL) e a do Oeste do Paraná (Unioeste), ao lado de outras instituições paranaenses como: UFPR, PUC e IAPAR.

O governo do Estado, pela primeira vez, levou um estande com as editoras das universidades paranaenses por meio de um projeto financiado pela Fundação Araucária e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em convênio com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Instituto Baden-Wütterberg International.

A participação da Unicentro no maior evento literário e editorial do ocidente levou dez obras da editora, entre elas “Zuluê”, do escritor Jossan Karsten, que conta a história de personagens de uma comunidade quilombola e os problemas encontrados em sua rotina. A obra foi traduzida para o inglês.

A Feira de Frankfurt visa estabelecer uma troca de contatos com editoras de outros países como Espanha, Portugal, Alemanha, França e Japão. Dessa forma, são feitas parcerias para coedições, intercâmbio de autores e obras, traduções e negociações de compra e venda de direitos autorais.

Este ano o Brasil foi o convidado de honra do evento, que reuniu 7,3 mil expositores vindos de mais de cem países e 276 mil visitantes. A programação literária na feira contou com 70 autores brasileiros.

O representante da Eduni em Frankfurt, Luiz Gilberto Bertotti, acredita que a feira é muito importante para dar visibilidade às universidades brasileiras. “Os visitantes ficaram muito surpresos em ver o Paraná sendo representado em um evento que atrai pessoas do mundo todo”, relata.

Após o término da feira, as universidades paranaenses fizeram uma visita a duas importantes editoras da região: Thieme Verlaggroope e JB Metzler Verlag. Nesse contato, a Eduni pode fazer uma troca de experiências interessante, por exemplo, na discussão sobre o livro eletrônico, que já é veiculado nas editoras alemãs e está nos planos da Editora Unicentro para o ano que vem.