Começa o 53º Fórum dos Reitores da Abruem

No total, participam do Fórum 32 reitores e cerca de 130 dirigentes de 38 instituições.

Iniciou ontem (23), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Fórum Nacional dos Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O evento teve como ponto alto da abertura a cerimônia de posse do novo presidente da entidade, Carlos Fernando de Araújo Calado, da Universidade de Pernambuco (UPE), que substitui o ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e atual secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes.

Em sua 53ª edição, o fórum, que é co-realizado pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp), traz à mesa discussões sobre o tema “Cooperação Acadêmica, Nacional e Internacional”.

O presidente da Apiesp, e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, afirmou que as entidades têm se dedicado à internacionalização, lembrando os parceiros coreanos, americanos e demais estrangeiros que prestigiam o evento. No entanto, Aldo fez questão de enfatizar que “a Abruem tem olhado especialmente para a cooperação nacional, partindo do princípio de que nenhum de nós é mais forte que todos nós juntos”, evidenciando a unidade das parceiras da Abruem.

João Carlos Gomes reforçou o compromisso das instituições com o desenvolvimento do país, especialmente no interior, e creditou a elas a conquista de uma secretaria estadual para um representante das universidades públicas: “Os reitores da Abruem influenciaram no convite do governador para que eu assumisse a Seti. Sou um representante das Instituições de Ensino Superior no Estado”, ponderou.

No total, participam do Fórum 32 reitores e cerca de 130 dirigentes de 38 instituições, além de autoridades políticas e empresariais. Na pauta de hoje (24), estão debates, palestras e a apresentação de câmaras temáticas. Mais informações em www.abruem.org.br ou no site da Apiesp ( www.apiesp.org.br ).