Encontro nacional de reitores inicia nesta quarta (23) em Foz

Edição anterior do Fórum da Abruem foi realizada em abril deste ano, na Universidade do Estado do Maranhão.

Inicia nesta quarta (23) o 53. Fórum Nacional de Reitores da Abruem, em Foz do Iguaçu. Trata-se de um dos mais importantes eventos brasileiros no Ensino Superior e que deverá reunir cerca de 200 dirigentes de 40 universidades estaduais e municipais brasileiras, que compõem a Abruem, a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. A cerimônia de abertura está agendada para 20h, no hotel Iguassu Resort, em Foz.

As sete universidades estaduais do Paraná (Unicentro, Uenp, UEL, UEPG, Unespar, Unioeste e UEM) participarão maciçamente, assim como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do PR (Seti/PR), a qual as universidades são vinculadas. O evento é co-promovido pela Abruem e pela Apiesp, que reúne as universidades e as faculdades estaduais (estas agrupadas recentemente, formando a Unespar). O evento tem apoio oficial da Fundação Araucária e patrocínio da Itaipu Binacional.

Além dos painéis com representantes da Abruem e de entidades convidadas (como a Capes), haverá forte presença internacional em Foz. A programação (confira a grade completa clicando em www.abruem.org.br) inclui o colóquio ‘Intercâmbios Acadêmicos Internacionais’, com dirigentes da Chung-Ang University (Coréia do Sul), da American Association of State Colleges and Universities (Aascu, Estados Unidos), da Embaixada da França no Brasil e da Red Zicosur Universitária (que reúne instituições da Argentina, Paraguai e Brasil).

Dirigentes italianos igualmente são esperados para os três dias do Fórum, que prossegue até sábado, 26. “A vinda de parceiros do exterior indica o quanto a Abruem e a Apiesp estão se sobressaindo em favor da internacionalização do Ensino Superior brasileiro, beneficiando professores, alunos, funcionários e as instituições como um todo”, aponta o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro e presidente da Apiesp.

Além das atividades científicas, o 53. Fórum inclui acontecimentos culturais (como a participação do Coral da Itaipu) e visitas técnicas à Usina de Itaipu, dentre outros.