Ciclo de palestras encerra hoje com o tema “Planejamento e gerenciamento de sistemas mecanizados”

Palestras movimentaram o WinterShow.

Nesta sexta-feira (18), último dia de atividades do WinterShow, os visitantes do evento tiveram a oportunidade de participar da palestra com o professor Marcos Milan, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), que abordou temas como o dimensionamento do número de tratores e implementos necessários para determinada área de produção.

Durante a palestra, Milan ressaltou a importância de realizar o gerenciamento de todo maquinário, evitando ter máquinas em estoque. “Não adianta ter máquina demais e área de menos. Se uma delas fica parada, por exemplo, aumenta seu custo fixo. Isso não se refere somente ao número de máquinas, mas também à sua potência. Não existe a necessidade de ter um equipamento mais potente do que sua produção demanda”.

Outro ponto importante abordado na palestra foi a relevância de se ter dados sobre a produção. “Não existe administração se não existirem fatos e dados. É essencial para uma produção otimizada”, ressalta Milan, que ainda aconselha os produtores “Para o produtor que ainda não faz esse gerenciamento e não coloca seus gastos no papel, é interessante que comece a fazer isso de uma maneira simples, talvez até com a ajuda da fundação. Não tente nada complexo. Pode começar anotando o número de horas de trabalho, quanto de combustível ele gastou, quantas sacas produziu e quantas foram vendidas no ano. Depois, pode colocar essas informações em um gráfico. Ao longo do tempo, ele terá um banco de dados rico, que vai permitir verificar a saúde da sua propriedade e visualizar todo os sistema de produção”.

Finalizando, Milan fala da importância de eventos como o WinterShow, que levam informações aos produtores. “Tudo isso é informação que o produtor tem de transformar em conhecimento. Ele tem a possibilidade de ver uma série de palestras e aplicar no seu dia a dia. Se cada produtor que esteve aqui, absorveu uma única informação e aplicou na sua propriedade, já obteve uma melhora significativa na sua produção. Sem uma agricultura que tenha como base esses fundamentos, como foi apresentado nesse evento, não existe uma agricultura competitiva”, conclui.