Dia de Campo Florestal acontece no Campus Cedeteg

Dia de Campo Florestal acontece no Campus Cedeteg

No ano passado, a primeira edição do evento atraiu cerca de 350 visitantes,

No ano passado, a primeira edição do evento atraiu cerca de 350 visitantes.

Em sua segunda edição, o Dia de Campo Florestal, teve início nesta terça (8) e segue até amanhã, no Campus Cedeteg, da Unicentro. O evento destacará um assunto que vem sendo debatido por produtores rurais voltados também ao plantio de florestas comerciais, em Guarapuava e região: a produção de madeira no âmbito de uma cooperativa florestal.

O Dia de Campo é promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com a Unicentro e diversas empresas. O evento é gratuito, tendo como público-alvo os produtores rurais, profissionais, professores e estudantes da área florestal e do agronegócio.

Para um dos organizadores do evento, o agrônomo Pedro Francio (Consultoria Unisafe – Londrina, PR), uma associação de perfil cooperativo traria a união do setor florestal: “Hoje, temos uma desunião, uma competição dos produtores entre si”, disse, avaliando também que, mesmo nas florestas já plantadas, seria preciso haver melhor padronização de procedimentos técnicos, como uma programação mais adequada do período de corte. Uma cooperativa, a seu ver, proporcionaria padrão técnico, maior segurança na comercialização e maior valor da madeira.

Na programação do 2º Dia de Campo Florestal constam ainda outros pontos de interesse, tanto para quem já cultiva florestas, como para quem gostaria de iniciar na atividade – temas como coleta de solos, implantação e manejo florestal, condução, corte manual com motosserras, poda e desrama florestal, simulador de colheita mecanizada e serraria móvel.

Outro atrativo é que haverá estandes de empresas no local, apresentando produtos, serviços e novas tecnologias. Orientações técnicas também deverão ser dadas por agrônomos da consultoria Unisafe. “A intenção é passar ao público toda essa informação”, lembrou Francio.

Em outubro do ano passado, a primeira edição do evento atraiu cerca de 350 visitantes, entre produtores rurais e outras pessoas interessadas no setor.

 

Deixe um comentário