Divulgada a programação do 53º Fórum Nacional dos Reitores da Abruem

Comitiva da Abruem, em junho passado, durante visita à Ewha Womans University, na Coréia do Sul, e que se tornou parceira da Abruem.

O 53º Fórum Nacional dos Reitores da Abruem, a ser realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR), teve sua programação preliminar divulgada. Dentre as diversas mesas, apresentações e discussões, há o colóquio ‘Intercâmbios Acadêmicos Internacionais’, que terá a presença de representantes da Chung–Ang University (Coréia do Sul), da American Association of State Colleges and Universities (AASCU, Estados Unidos), da Embaixada da França no Brasil e da Red Zicosur Universitária (que reúne instituições da Argentina, Paraguai e Brasil).

Os laços entre a universidade coreana e o Brasil, aliás, são frutos da visita que uma comitiva da Abruem (que reúne reitores de universidades estaduais e municipais brasileiras) fez ao país asiático em junho passado, pelo presidente da Abruem à época, professor João Carlos Gomes, atual secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti/PR).

“As instituições que visitamos na Coréia perceberam rapidamente o potencial das universidades vinculadas à Abruem e fizeram questão de participar do nosso evento em Foz”, pondera o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, Paraná) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp).

A Apiesp é co-organizadora do congresso em Foz, a partir da ação também de suas sete filiadas – Unicentro, UEPG, UEL, UEM, Unespar, UENP e Unioeste. Além do colóquio internacional, a palestra “A contribuição da Itaipu para o Desenvolvimento Nacional e para a Integração Regional”, ministrada pelo diretor nacional da usina Itaipu Binacional, Jorge Samek, é outro destaque.

Além dessas duas atividades, outras conferências também serão realizadas. A programação oficial começa na noite de 23, quarta, com a cerimônia de abertura e coquetel de confraternização. As conferências e demais ações se estendem da manhã do dia 24 até a manhã do sábado, 26, envolvendo temas como internacionalização das universidades, Educação a Distância (EaD) e saúde, dentre outros tópicos.

Mais informações no endereço http://www.abruem.org.br/

Ulisses Zinhoni

Estagiário Comunicação Apiesp