Professor da Unicentro participa na organização de livro do Ministério do Esporte

Professor Silvano apresenta o livro recreio nas Férias.

O professor Silvano Coutinho, do Departamento de Educação Física da Unicentro, participou da organização do livro “Recreio nas Férias: PST 10 anos – celebrar com sustentabilidade”, juntamente com o professor Amauri Bássoli de Oliveira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A obra teve tiragem de 7000 exemplares, que estão sendo distribuídos para convênios do Programa Segundo Tempo, em vários estados do Brasil.

A edição comemora os 10 anos do Programa Segundo Tempo (PST), um projeto do Ministério de Esporte e que procura democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.

O professor Silvano explicou que o principal objetivo do livro é capacitar os professores e monitores que trabalham do Projeto Recreio nas Férias. “Este projeto tem o objetivo de oferecer atividades recreativas aos beneficiados do Programa Segundo Tempo no período das férias escolares e a função do livro é contextualizar as atividades, a partir de um tema gerador que, no caso desta edição, se refere à sustentabilidade e à comemoração dos 10 anos de existência do Programa Segundo Tempo”, explicou.

Crianças, durante o Projeto Recreio nas Férias.

O professor contou, ainda, que desde 2008 participa como consultor pedagógico do PST e conforme foi desenvolvendo seu trabalho no projeto aconteceu o convite para a organização do livro. “Eu já tive a oportunidade de ver esse projeto em ação. E é muito importante ver que tem um tema gerador em que as crianças podem praticar atividades físicas, recreativas e culturais e, além disso, aprender algo. Então vir a participar da organização do livro foi gratificante”, afirma Silvano, que além de organizar também participou em quatro capítulos da obra.

Entendendo que este pode ser um importante material de consulta para alunos e professores interessados no estudo e na prática do lazer, o professor conseguiu junto ao Ministério do Esporte a doação de cinco exemplares para cada uma das bibliotecas dos campi Cedeteg, Santa Cruz e de Irati.