Apiesp busca contribuir na escolha do novo titular da Seti

Avaliando o momento atual, da necessidade de recomposição da estrutura do Governo, particularmente no que se refere à escolha de um novo titular para a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) redigiu um documento com intuito de contribuir para a indicação do novo titular da pasta.

A Apiesp entende que o Paraná possui um robusto sistema de Ensino Superior, dotado de muitas pessoas com reconhecida capacidade de cooperar com o governo na gestão da Ciência e da Tecnologia, respondendo pela pasta específica.

A Associação afirma que, embora tenham acolhido todos os secretários que passaram pela Seti, sente-se desprestigiada todas as vezes que não é escolhido um secretário de Estado que pertença ao sistema estadual, considerando os relevantes valores que as instituições paranaenses têm a oferecer.

Neste sentido, a Apiesp optou por indicar, para consideração do governador, os nomes dos atuais reitores das universidades estaduais do Paraná, (João Carlos Gomes – UEPG, Nádina Moreno – UEL, Júlio Santiago Prates Filho – UEM, Aldo Nelson Bona – Unicentro, Paulo Sérgio Wolff – Unioeste, Eduardo Meneghel Rando – Uenp, e Antonio Carlos Aleixo – Unespar).

A Associação fez questão de ressaltar que os nomes indicados foram escolhidos democraticamente por suas comunidades acadêmicas e todos são capacitados a responder pela pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.