Conferência de Mídia Cidadã inicia com ampla participação da Unicentro

A 9ª Conferência Brasileira de Mídia Cidadã iniciou na última terça à tarde, em Curitiba, com forte presença da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), especialmente da área de Comunicação. Com o tema ‘Marcos regulatórios da Comunicação na América Latina’, o evento encerra na quinta-feira, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), reunindo pesquisadores, extensionistas e profissionais de quase todos os estados brasileiros e da Argentina e do Uruguai.

Na terça, por exemplo, a professora Ariane Carla Pereira (Departamento de Comunicação Social da Unicentro) presidiu a sessão ‘Narrativas audiovisuais e reapropriações socioculturais’. Ariane é também presidente da Rede Brasileira de Mídia Cidadã (RedeMC), entidade promotora da Conferência. Em outro Grupo de Trabalho (GT), Morgani Guzzo (graduada em Jornalismo pela Unicentro e mestranda em Letras pela instituição) falou sobre a pesquisa ‘Olho da Rua: estratégias de produção midiática comunitária para educação e preservação da memória e da cultura coletiva’.

Na quarta, a acadêmica de Jornalismo Priscila Schran de Lima apresentou o trabalho ‘A boneca inflável Amely e ideias sobre o ser mulher (de verdade)’. Anderson Costa, Marcio Fernandes, Francismar Formentão (todos professores do Decs), Deonísia Martinichen (docente no Departamento de Agronomia) e Renata Caleffi (graduada em Jornalismo pela Unicentro e mestranda em Comunicação pela UFPR) igualmente apresentaram trabalhos.

A atividade inaugural da IX Conferência foi a palestra do senador argentino Walter Barrionuevo, sobre a nova lei de Audiovisual do país vizinho. A programação completa está disponível em www.midiacidada.ufpr.br.