Docente de Irati lança livro sobre geografia e gênero
O professor Alides Baptista Chimin Junior, do Departamento de Geografia do Campus de Irati (Degeo/I), acaba de apresentar a obra “Geografias malditas: corpos, sexualidades e espaços”, publicado pela Editora Toda Palavra. A produção foi elaborada em parceria com Joseli Maria Silva e Marcio Jose Ornat, ambos professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e organizadores do livro.
Alides, além de docente, é também geógrafo, membro da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades da América Latina (Reggsal) e pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais, sendo que foi devido a sua atuação neste grupo de estudos que a obra foi elaborada.
O professor explicou que o grupo já está consolidado como referência no campo da Geografia e Gênero no Brasil, com articulações também a nível internacional, e que o livro traz uma grande questão social, pautada em apontamentos sobre como transformar as ‘Geografia mal-ditas’ de indivíduos posicionados muitas vezes nos extremos da marginalização e do preconceito social, como travestis e transexuais, em uma ‘Geografia bem-dita’ de sujeitos que têm voz, sensibilidade e reivindicam seu lugar no mundo.
Um dos destaques do livro está ligado ao caráter inovador e instigante, por dar voz aos próprios sujeitos, considerando suas experiências e pontuações. Segundo apresentação da própria obra, trata-se de um trabalho que é desafiador, num duplo sentido: epistemológico, pela inserção definitiva de uma problemática e de uma metodologia tantas vezes menosprezadas na Geografia brasileira; e político, pela convocação que faz para superar ideias preconcebidas.
O lançamento oficial do livro será no dia 5 de setembro, em meio à 2º European Geographies of Sexualities Conference, que ocorre em Lisboa, de 5 a 7 de setembro. Entretanto, a obra já está disponível no site da Editora Toda Palavra (confira aqui).