Grupo de Irati atua em operação do Projeto Rondon

Alunos e professores da Unicentro que participam da Operação Forte do Presépio.

No dia 6 de julho, seis acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Campus de Irati, acompanhados pelos docentes Edson Santos Silva, do Departamento de Letras de Irati, e Franciani Fernandes Galvão, do Departamento de Administração, da mesma unidade de ensino superior, partiram para o município de Irituia, na região nordeste do Pará, para iniciar as atividades da Operação Forte do Presépio, integrante do Projeto Rondon.

O grupo, coordenado pela professora Franciani, teve o projeto selecionado dentre mais de 700 enviados para o Ministério da Defesa nesta operação. Com a participação, a Unicentro contabiliza mais de nove operações no Projeto, desde seu surgimento.

A aprovação no evento foi comemorada pela coordenadora do grupo. “Realmente estamos ansiosos e felizes por termos a chance de participar do projeto. Representar a Unicentro está sendo motivo de orgulho para nós e nos preparamos muito para aplicarmos nossos conhecimentos aos habitantes de Irituia”, enfatizou a coordenadora do grupo.

Integrando a equipe da Unicentro, estão acadêmicos dos cursos de Administração, Turismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Geografia. Jéssica Costa, aluna de Engenharia Florestal, revelou ansiedade e animação quanto às atividades e resultados do projeto. “A expectativa é muito grande, principalmente em atingir e impactar as pessoas com que vamos trabalhar no período. Queremos dar o nosso melhor e poder fazer a diferença na cidade de Irituia”, afirmou.

Jéssica ressaltou, ainda, o grande interesse pessoal em participar do projeto, o qual possui grande relevância social. “Era um grande sonho participar do projeto e poder contribuir com os conhecimentos adquiridos durante a faculdade. É uma oportunidade única de sairmos da realidade e comodidade das nossas casas e faculdade e conhecer a realidade do restante do País, das pessoas que realmente necessitam de atenção e oportunidades na vida. Tenho a certeza de que será uma experiência incrível e transformadora na minha vida e na vida dos meus colegas”, concluiu.

Os estudantes devem permanecer na região até o próximo dia 22, onde desenvolverão atividades de capacitação, mobilização e realização ligadas a pontos fundamentais e precários da comunidade envolvida.