Campus de Irati recebe pesquisadora do México

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, Campus de Irati, recebeu no fim de maio a intercambista Berenice Rodriguez, oriunda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidad Autonoma de Ciudad Juárez, no México. A pós-graduanda veio à Irati investigar as possibilidades de instrumentos de coleta de dados junto às comunidades juarenses e das moradias abandonadas naquela cidade, com objetivo de enriquecer sua pesquisa sobre as consequências sociais do abandono de casas no Sudeste de Ciudad Juarez (2013-2014).

Nas primeiras semanas na Unicentro, Berenice ressaltou estar contente com a evolução em seus estudos. “Está sendo muito útil para a incorporação de elementos de estrutura metodológica da pesquisa, além de novas leituras. Mas, sobretudo, estou tendo a oportunidade de estudar assuntos gerais com uma perspectiva diferente”, destacou.

O convênio entre a Universidad Autonoma de Ciudad Juárez e a Unicentro foi firmado em janeiro desse ano e a vinda de Berenice é uma das primeiras parcerias e ações entre as instituições. Em Irati, a intercambista, que deve permanecer no Brasil por dois meses, está sob orientação da professora Poliana Cardozo.

O contato com a docente da Unicentro, bem como o formato do mestrado da Unicentro, foi algo decisivo para que a parceria entre as universidades fosse efetivada. “A atenção imediata da professora Poliana, que me recebeu muito bem na Unicentro, além da plataforma interdisciplinar do curso, que permite a contribuição para meu tema de investigação e a oportunidade de conhecer um país com realidade diferente do meu foram de grande relevância para que concretizássemos esse intercâmbio entre nossas universidades” concluiu Berenice.

Outras parcerias também estão sendo estudadas pela Unicentro para ampliar os laços institucionais com a Universidad Autonoma de Ciudad Juárez, a fim de ampliar a internacionalização e a expansão da universidade.