Farmácia Escola traz benefícios para a comunidade e acadêmicos

Acadêmicas prestam atendimento na Farmácia Escola.

O mais novo programa de dispensação de medicamentos é destaque nos serviços prestados.

O Departamento de Farmácia (Defar) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), por meio da Farmácia Escola (Farmesc), firmou parceria com a Prefeitura de Guarapuava, oportunizando o lançamento do “Programa de Dispensação de Medicamentos”.

A diretora da Farmesc, Juliana Bonini, explica que a Farmácia Escola funcionará como mais um ponto de distribuição dos medicamentos fornecidos pelo Governo do Estado e que são distribuídos pelo município. “Portanto, a prefeitura fornece os medicamentos e a Farmácia Escola os distribui. Muitas pessoas, por exemplo, não precisarão enfrentar filas em postos de saúde, ou seja, poderão vir até aqui e pegar seu remédio com tranquilidade”, explica.

Além de prestar serviços à comunidade com cuidados farmacêuticos, como aferição de pressão e o recente programa de dispensação de medicamentos, a Farmácia Escola também proporciona aos acadêmicos do curso de Farmácia um contato com a prática profissional.

“A Farmácia Escola representa um ‘algo a mais’, um diferencial na minha formação, pois é uma oportunidade de estar aprendendo na prática a teoria vista em sala com os professores”, destaca a acadêmica Aline Biggi Maciel.

A também acadêmica Fernanda Weyand Banhuck ressalta que com o programa o contato com a futura profissão será ainda mais direta. “Os benefícios que a dispensação de medicamentos trará para os acadêmicos são vários, como a oportunidade de prestar a assistência farmacêutica à comunidade, a possibilidade da realização da atividade de pesquisa e de extensão e a chance de o acadêmico vivenciar um espaço de ensino-aprendizagem”, afirma.

Os medicamentos serão entregues mediante apresentação de receita médica válida. “Serão distribuídos medicamentos anti-hipertensivos, antidiabéticos e hipocolesterolêmicos (para tratamento de colesterol)”, destaca a professora Juliana.

A Farmácia Escola atende no Campus Cedeteg, em Guarapuava.

– Segundas-feiras, das 7h30 às 17h.

– De terças a sextas-feiras, das 7h30 às 19h.

Mais informações pelo telefone (42) 3629-8149.