Reitor da Unicentro inicia última semana na Coréia do Sul

Integrantes da Abruem em frente à Yonsei University, na Coréia do Sul.

O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Aldo Nelson Bona, iniciou nessa segunda (24) a última etapa da missão oficial à Coréia do Sul, em busca de estabelecer acordos de cooperação científica e tecnológica que possam beneficiar alunos, professores e agentes administrativos da instituição. Entre amanhã (25) e a próxima sexta (28), Aldo conhecerá mais três universidades, além de participar, no dia 28, de uma reunião com o Conselho Coreano de Educação Superior, ao lado de outros reitores brasileiros de instituições estaduais e municipais.

Na sexta (21), Aldo esteve na Yonsei University, que abriga regularmente 21 mil alunos, 25% dos quais estrangeiros. A excelente infraestrutura impressionou os reitores brasileiros, sendo que foi discutida a possibilidade de que estudantes brasileiros sejam contemplados com bolsas de estudo de até 6 mil dólares, além de subsídios para passagens aéreas e acomodação. Na Yonsei, Aldo e dos demais dirigentes brasileiros foram recebidos pelo presidente (equivalente a reitor) da instituição, Youn Jeong Kap, e pelo diretor de Relações Internacionais, Paul Tonks.

Ontem (24), Aldo conheceu a Hanyang University, onde foi recebido pelo reitor da casa, Duck-Ho Lim, e outros dirigentes. Fundada em 1939, a Hanyang tem 37 mil alunos, 58 dos quais brasileiros, e orçamento anual de 620 milhões de dólares (R$ 1,4 bilhão). Durante sua explanação, contou Aldo, o reitor Lim aventou a possibilidade de que estudantes de universidades estaduais e municipais brasileiras possam realizar também estágios em grupos industriais como Samsung e Hyundai. “Existe uma forte possibilidade de que a Unicentro firme uma parceria duradoura com a Hanyang”, adiantou Aldo, lembrando que a instituição coreana trabalha em programas de ponta como o desenvolvimento de carros inteligentes e altamente ecológicos. “Um dos professores da Hanyang, Sun-Woo Myoungho, foi eleito o melhor pesquisador da Coréia do Sul em 2012”, continuou o reitor, em seu depoimento, diretamente de Seoul, a capital do país asiático.

Clique aqui para ver as imagens da missão educacional oficial.