Unicentro recebe professor de universidade colombiana

Professor Denis Renó, da Universidad del Rosario (Colômbia).

O Departamento de Comunicação Social (Decs) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) promoveu, nesta quinta–feira (13), uma palestra ministrada pelo professor da Universidad del Rosario, na Colômbia, Denis Renó, que também é jornalista e publicitário.

Durante a fala, que reuniu professores e alunos, Renó trabalhou o tema “Narrativa transmídia: conceito e aplicações”, considerada uma nova forma de linguagem contemporânea que adota múltiplas plataformas de narrativas, um sistema de distribuição e circulação de informação e um novo processo construção diferente de seu conteúdo.

“Vivemos em uma sociedade que exige a multiplicidade de narrativas. O leitor busca interagir com a mensagem. Temos a necessidade de ler, ouvir, participar e se divertir com conteúdos produzidos pela mídia”, explicou o palestrante.

Para o professor e chefe do Decs, Hertz Wendel, ações como essa auxiliam os alunos de Comunicação a terem um contato com a realidade em termos de linguagem. “Hoje o comunicador, tanto o profissional da área de Jornalismo e quanto de Publicidade, tem que saber atuar em diversas plataformas, que não só os suportes, ou seja, impresso e audiovisual, e sim as linguagens”, destaca o professor.

Outro ponto importante da vinda do professor foi possibilidade de ampliar o contato e a  troca de experiência entre a Unicentro e a universidade colombiana. Professores de Comunicação reuniram-se com Denis Renó e com o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro para avaliar futuras ações de mobilidade de alunos e professores.