Unicentro tem novos bolsistas produtividade e desenvolvimento da Fundação Araucária
Por meio do Ato nº 42/2013, da Diretoria Executiva da Fundação Araucária, foi divulgado o resultado da Chamada Pública 21/2012, que concedeu mais quatro “Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão”. Da Unicentro, foram contemplados os professores Waldir Nagel Schirmer, vinculado ao Departamento de Engenharia Ambiental (Campus de Irati); Silvio Roberto Stefano, do Departamento de Administração (Campus Santa Cruz, em Guarapuava); Karen Regina Lemos, do Departamento de Medicina Veterinária (Campus Cedeteg, também em Guarapuava); e Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira, professora do Departamento de Letras (Campus Santa Cruz).
O financiamento da Fundação Araucária aos pesquisadores é uma forma de apoiar aqueles que se destacam entre seus pares, valorizando o desempenho de profissionais qualificados, fundamentais para que a produção e a difusão do conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e sociocultural sejam ampliados e fortalecidos no contexto estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
PROJETOS APROVADOS
Do professor Waldir Nagel Schirmer, o projeto aprovado é intitulado “Avaliação do desempenho energético e emissões gasosas decorrentes da combustão de gasolina e etanol misturados em diferentes proporções em motores de bancada do ciclo Otto”. O objetivo é avaliar o uso de biocombustíveis (como o etanol) e seu papel na diversificação das fontes de energia, uma vez que, além de verificar quais formas de uso são de fato menos impactantes do ponto de vista ambiental, pode apoiar, inclusive, a elaboração de novas estratégias energéticas e legislações pertinentes ao setor.
Já o docente Silvio Roberto Stefano obteve aprovação do projeto “Competências para Sustentabilidade nas Cooperativas Agroindustriais do Paraná”, que consiste em investigar o grau de conhecimento e utilização das competências voltadas para sustentabilidade, buscando responder perguntas como: Quais as competências organizacionais e individuais voltadas para sustentabilidade? Qual o nível de implantação nas cooperativas agroindustriais do Paraná? Para isso, será analisada a relação de competências voltadas à sustentabilidade dos gestores e funcionários operacionais de cinco cooperativas agroindustriais, todas envolvidas com a sustentabilidade no estado do Paraná.
A professora Karen Regina Lemos conquistou a aprovação do projeto vinculado ao “Laboratório de Anemia Infecciosa Equina”. Segundo a professora, a anemia infecciosa equina (AIE) é uma das enfermidades mais importantes dos equídeos, com período de incubação variável, de duas semanas a 70 dias, justificando, desta maneira, a necessidade e exigência bimestral de exames para trânsito dos animais no Brasil. Assim, o laboratório, que está em atuação desde 2004, abrange cerca de 50 municípios e utiliza a técnica de imunodifusão em agar gel (Idag), que é o teste indicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A professora Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, foi contemplada pelo projeto “Imprensa, Memória e Sociabilidade: a representação da mulher”, que tem objetivo de investigar as representações de gênero na mídia impressa. O tema abrange os espaços do gênero feminino, em que se pressupõem significativas alterações em comparação com tempos passados, focalizando a presença da mulher na imprensa. O corpus analisado será constituído por reportagens e anúncios publicitários que representem a figura feminina em veículos editados pela imprensa paranaense no início do século XX. Nessa abordagem, serão utilizadas teorias ligadas aos Estudos Culturais que fundamentarão as discussões e o tratamento dos dados obtidos nos periódicos examinados, possibilitando a compreensão das formas como a sociedade vê as mulheres, bem como de suas relações com o sexo oposto e a sociedade em geral. Os resultados apontarão os caminhos da construção da identidade feminina e demonstrarão como a mídia impressa tem representado as relações de gênero.