Semana de Geografia objetiva envolver participantes de toda a comunidade

Campus Cedeteg, local da Semana de Geografia.

De 20 a 25 de maio, ocorrem no Campus Cedeteg, em Guarapuava, a 21ª Semana de Geografia e o 4º Seminário de Pós-Graduação em Geografia. Com a temática “Redes de Geocolaboração: Análise Socioespacial, Movimentos Sociais, Geotecnologias e Ensino de Geografia”, o evento pretende debater as novas formas de se fazer Geografia, com a colaboração de toda a população e não somente geógrafos.

O coordenador da semana, professor Marcos Pelegrina, explica que o evento pretende envolver, além dos alunos e professores do departamento, também pessoas de diferentes áreas da comunidade. Além dos minicursos voltados para os acadêmicos, a programação conta também com atividades para professores de Geografia do ensino básico e profissionais, para uma atualização na área.

“Posso destacar, por exemplo, também o minicurso Cadastro Multifinalitário, que é voltado para técnicos de prefeituras. Inclusive, já temos vários técnicos inscritos. Também o minicurso de Geoestatística, que os acadêmicos do curso de Agronomia também podem participar”, comenta Pelegrina.

Além dos minicursos, a programação inclui mesas de debates, espaços de diálogos, seminários e saídas de campo. Uma das atividades de campo será realizada em Lapa (Paraná), onde será produzido um mapa turístico da cidade. “Nós consideramos a principal saída. Estamos trazendo o professor Marcelo Martineli, da USP (Universidade de São Paulo), que é um pesquisador de cartografia, principalmente cartografia temática, com conceitos que são utilizados no mundo inteiro, sendo um dos maiores nomes da geografia”, afirma o coordenador.

As atividades culturais incluem mostras de fotografias e vídeos, onde a comunidade está convidada a participar. O tema é “O que é Geografia pra você?”. Basta enviar a foto ou vídeo, acompanhado de um título e nome completo do autor, para o email: semanageo2013@yahoo.com.br.

Para mais informações e inscrição no evento, basta acessar o site.