Programa de certificação de orgânicos é apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

O coordenador do programa, Jackson Kawakami, destacou a importância do programa.

O objetivo do programa é acompanhar, analisar e avaliar unidades familiares para que produtores possam obter a certificação nos produtos orgânicos.

Bolsistas do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), participaram da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada na Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal de Guarapuava, nesta segunda-feira, 6 de maio. O objetivo foi divulgar as atividades exercidas pelo programa de certificação além de orientar os interessados sobre o ingresso no programa. O evento contou com a participação de entidades ligadas à agricultura, de representantes das comunidades rurais da região e do secretário da Agricultura, Itacir Vezzaro.

O coordenador do programa, Jackson Kawakami, ressalta que as parcerias com as secretarias de agricultura dos municípios são fundamentais para o incentivo da produção orgânica na região. “Na maioria das vezes, são elas que conhecem os produtores e aqueles que tem o perfil para a produção orgânica e podem, assim, nos indicar quem necessita de auxílio”, afirma.

“Após a avaliação feita pelo programa, o produtor passa por uma auditoria e se a produção estiver de acordo com a legislação brasileira, este produtor recebe o selo de certificação”, explica Kawakami.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Desde 2009, a Unicentro é responsável pelas regiões do Centro do Paraná, da Cantuquiriguaçú e do Centro-Sul do estado, atuando nas cidades de Boa Ventura de São Roque, Candói, Campina do Simão, Cruz Machado, Goioxim, Guarapuava, Imbituva, Irati, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul, Rio Azul, Santa Maria, Turvo e União da Vitória.

Os produtores interessados na produção e certificação de produtos orgânicos, podem procurar o núcleo do programa, que fica localizado no Campus Cedeteg, ou ainda pelo telefone (42) 3629-8352.