Mais acadêmicos da Unicentro partem para mobilidade acadêmica no exterior

Alunos de Irati participam de intercâmbio em instituição da Colômbia.

As parcerias da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com instituições do exterior têm levado cada vez mais graduandos a experiências internacionais. Esta semana, mais quatro estudantes da Unicentro partiram para intercâmbio acadêmico, sendo o destino, nessa ocasião, a Universidad Cooperativa de Colombia (UCC), em Santa Marta.

Os acadêmicos envolvidos (Luiz Henrique Selivan, Karina Schiavini, Aline Demétrio e Edda Fanzarolli) são do curso de Psicologia, do Campus de Irati. Até 30 de junho, eles acompanharão as aulas, as pesquisas e as atividades extracurriculares na UCC, acompanhados pelo tutor Rafael Siqueira Guimarães, professor do Departamento de Psicologia, e pela professora Sandra Fontanilla, da universidade colombiana.

A Unicentro e a UCC firmaram convênio no ano passado, mas efetivaram a parceria em 2013, por meio do convite da Decana da UCC, Andrea Ortiz, ao professor Rafael. O docente da Unicentro já esteve envolvido com a instituição da Colômbia no mestrado em Desarrollo Integral de Niños y Adolescentes (Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes), em projetos conjuntos de pesquisa e em conferência online na universidade.

Esta é a primeira experiência de mobilidade acadêmica no curso de Psicologia da Unicentro, que em contrapartida deve receber, no segundo semestre, estudantes colombianos para cursar disciplinas, integrar atividades acadêmicas e participar dos projetos de pesquisa na universidade em Irati.