Comissão apresenta resultados do projeto do hospital regional

040413_forum hospital regional-2Na noite de quarta-feira (03), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu o “2º Fórum de Debates: Hospital Regional em Guarapuava”, com objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos da comissão técnica que discutiu e produziu o projeto para o centro hospitalar. O evento, realizado no Campus Santa Cruz, contou com a presença de representantes da área da Saúde, da sociedade civil e organizada, políticos, professores e estudantes.

Criado no primeiro semestre de 2012, sob a denominação de “Comissão Executiva para Elaboração do Projeto de Implantação do Hospital Regional em Guarapuava”, o grupo reuniu representantes de várias entidades da região e promoveu diversos debates com a comunidade buscando abranger toda a sociedade regional na construção da proposta.

O coordenador da comissão, professor Silvano Simões Rocha, em sua apresentação na quarta destacou que estimativa é que sejam necessários 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), oito leitos de psiquiatria e 102 leitos gerais. Além disso, os estudos avaliaram a necessidade de uma edificação de aproximadamente 18 mil metros quadrados, além de 800 a 900 funcionários.

Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, o anúncio da construção do hospital regional em Guarapuava, feito pelo governador Beto Richa, no dia 14 de março, é a comprovação de que os trabalhos foram bem conduzidos. “Fizemos um trabalho conjunto, que envolveu toda a sociedade regional e seus representantes, e tivemos uma resposta positiva do Governo do Paraná, de forma muito rápida, o que demonstra que a iniciativa estava correta e que os trabalhos foram executados de forma correta. É um sonho que começa a se tornar realidade”, declarou, afirmando, em seguida, que a Unicentro continuará seu trabalho em busca do curso de Medicina e que toda a sociedade está convidada a participar dessa luta.

O fórum foi coordenado pela Unicentro, com apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Guarapuava.