Secretário anuncia R$ 30 milhões para ciência e tecnologia no Paraná

032113_workshop_Alipio2Na manhã desta quinta-feira (21), em Guarapuava, durante o “Workshop Regional Parque Tecnológico Virtual do Paraná – PTV-PR”, no Auditório do PDE, localizado no Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal, anunciou um aporte de R$ 30 milhões para a ciência e tecnologia, que serão investidos nos anos de 2013 e 2014. Do total R$ 15 milhões serão investidos pelo governo do estado e os outro R$ 15 milhões pelo governo federal (por meio de edital aprovado junto ao Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Sobre o PTV-PR, o secretário destacou que se trata de uma proposta da Seti, encampada por outras secretárias e órgãos, que tem objetivo de ser um projeto vitalício de inovação, ciência, tecnologia e ensino superior. Para ele, esse projeto nasce fortalecido pela recém aprovada Lei de Inovação, que prevê a possibilidade do desenvolvimento da ciência e tecnologia, inclusive promovendo a integração entre universidades e empresas.

“Os investimentos em ciência, tecnologia e inovação têm que atender o desenvolvimento estratégico do Paraná. E isso passa pela tríplice hélice do motor do desenvolvimento”, afirmou Alípio Leal, explicando, em seguida, que as três pás dessa hélice figurativa são a academia (produtora de conhecimento), o setor produtivo (que coloca os produtos no mercado) e o poder público (que deve otimizar e favorecer as condições desse desenvolvimento).

“Um grande exemplo do funcionamento dessa tríplice hélice é a Unicentro, que está aberta ao diálogo com o setor produtivo e com o governo”, avaliou o secretário, explicando que o objetivo do PTV-PR é que a inovação, a ciência e a tecnologia possam trazer maiores retornos para a sociedade, o que inclui, também, uma maior presença e contribuição das universidades.

WORKSHOP

Desde o dia 11 de março, a Seti está realizando uma série de eventos regionais para implantação do PTV-PR. O intuito é que sejam criados polos de desenvolvimento nas sete universidades públicas estaduais, responsáveis por coordenar o parque em suas regiões.

Em Guarapuava, o polo de atendimento será a Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec), que é coordenada pelo professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues. O PTV-PR vem ao encontro dos objetivos da Novatec, que são a busca e fortalecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, oportunizando atividades de ensino e pesquisa de base tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

032113_workshop_Alipio3

Para o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, a Lei de Inovação propiciou um ambiente favorável entre o setor produtivo e as universidades. Já o Parque Tecnológico Virtual promove a possibilidade de um maior desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

“O parque (PTV-PR) facilitará a interação entre o setor produtivo e a academia. Além disso, o empreendedor poderá ter auxílio a partir do local de existência do seu empreendimento”, comentou o reitor.

No evento, Aldo Bona também recebeu do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a sanção do projeto de lei que concede o título de “utilidade pública” à Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ), considerando que a entidade tem participação no desenvolvimento tecnológico e social de Guarapuava e região.

Na sequência, Júlio César Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), explicou que o Parque Tecnológico Virtual é um modelo de plataforma na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva, ou seja, por meio de uma rede que está distribuída pelo Paraná. O projeto tem intuito de abranger todos os municípios do estado, para que qualquer cidade possa atrair, desenvolver e fixar empresas de bases tecnológicas.

Felix destacou que o objetivo é que se possa fazer o monitoramento, o controle e a avaliação das atividades dos participantes, visando o apoio e o desenvolvimento deles.

As empresas que aderirem vão se beneficiar com o uso de serviços tecnológicos credenciados e serão acompanhadas por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação. “Além disso, a Lei de Inovação estabelece que o governo pode participar como investidor para o desenvolvimento de empresas de inovação”, lembrou Felix, destacando a importância do governo para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

Amanhã (22), o Workshop do PTV-PR será realizado em Jacarezinho.