Capes aprova o primeiro mestrado profissional da Unicentro
A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) recebeu mais uma boa notícia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a aprovação 13º programa de mestrado da instituição, intitulado “Ensino de Ciências Naturais e Matemática”. Este é o primeiro mestrado profissional da Unicentro.
O curso terá área de concentração em “Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática” e linhas de pesquisa: em “Métodos de Ensino para Ciências Naturais e Matemática” e “Processos de ensino e aprendizagem em Educação Científica”. O objetivo é qualificar graduados em Ciências Naturais (Física, Química, Ciências e Biologia) e Matemática nos aspectos teórico, epistemológico e metodológico, em termos da compreensão e utilização da ciência e da tecnologia, voltados ao ensino-aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática, além de contribuir para a formação profissional a partir da inovação e aprimoramento da prática docente, considerando os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos e experimentais.
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, fez questão de destacar o crescimento vertical da instituição, que chega ao 14º curso de pós-graduação stricto sensu (13 cursos de mestrado e um doutorado). “Nos últimos meses temos obtidos inúmeras aprovações de mestrados pela Capes, o que comprova que estamos no caminho certo, com um corpo pedagógico e administrativo cada vez mais capacitado e promovendo constantemente o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou, parabenizando, logo após, os envolvidos com o projeto.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Ventura Faria, explicou que o curso de mestrado profissional atribui ao obtentor do grau de mestre as mesmas prerrogativas do nível acadêmico, incluindo o exercício da docência e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma. “Esse é o primeiro mestrado profissional oferecido pela Unicentro, que se reveste de grande importância por oportunizar a formação de recursos humanos e a capacitação dos profissionais da área de ensino, em nível de mestrado, na região de abrangência da Unicentro e demais regiões do Estado”, destacou Faria, acrescentando, em seguida, que o mestrado profissional enfatiza estudos diretamente voltados à qualificação, preferencialmente de quem já atua no exercício da profissão.
O projeto do mais novo mestrado da Unicentro teve a coordenação da professora Ana Lúcia Crisóstimo (Ciências Biológicas) e vice-coordenação do professor Sandro Aparecido dos Santos (Física).