USF promove oficinas para 400 crianças em União da Vitória

Laura Roeri de Pena, 10, está no quinto ano.  Ela é uma das crianças que aprenderem na última sexta feira as diversas formas de reaproveitamento da água, por meio de oficinas ministradas pelo projeto da Universidade Sem Fronteiras “Desenvolvimento de dispositivos de captação da chuva para reuso da agua em escolas públicas de União da Vitória”. As oficinas foram ocorreram durante o Ciclo de Eventos da Semana do Biólogo (CESB 2017). “Eu achei bem legal aprender mais sobre o sistema de coleta da água com jogos e as maquetes, é tudo bem legal”. Ao total, cerca de 400 crianças de diversas escolas municipais da região de União da Vitória participaram das atividades.

O projeto é coordenado pela professora Dileize Valeriano da Silva, do departamento de Química da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória. “O objetivo do projeto é trabalhar a sustentabilidade dos recursos naturais, no nosso caso, a água” conta a docente. O projeto conta também com a orientação da professora do departamento de Biologia da Unespar, Josi Mariano Borile. Segundo ela, no evento, o intuito é de apresentar para a comunidade, através das crianças, as ações que o projeto executou nos últimos meses. “Hoje estamos expondo materiais já desenvolvidos pelo projeto, os modelos e alguns jogos que iremos desenvolver junto as escolas como atividades didáticas e cadernos para o professor aplicar”.

A iniciativa pretende atender dois Colégios municipais de União da Vitória. O Colégio Estadual Túlio de França e o Colégio Estadual José de Anchieta, no entanto, todos esperam que muitas outras escolas se interessem e outros alunos sejam atingidos. Segundo cronograma do projeto, os colégio receberão palestras e a aplicação de algumas atividades de conscientização. Assim como, a produção e montagem dos dispositivos de captação, inicialmente realizados no laboratórios de Biologia e Quimica da Unespar, e posteriormente nos Colégios.

Uma das bolsistas do projeto, e a recém formada em Biologia, Viviane Estácio de Paula, 22, já participante de outros projetos da Universidades Sem Fronteiras, enfatiza a importância da união de campos do conhecimento para a produção de atividades voltadas a comunidade. “É uma experiência muito gratificante, acabamos obtendo vários conhecimentos por unir o curso de química e biologia. Temos essa interdisciplinaridade grande o que auxilia no nosso crescimento profissional e pessoal também”.

Não é a primeira vez que o projeto chega até a comunidade. Mesmo em fase de aprimoramento, no mês de Setembro participaram do III Seminário de Extensão e Cultura da Unespar em Paranavaí. A equipe apresentou o projeto, efetuou oficinas e palestras.

Para o pró-reitor de extensão da Unespar, Armindo José Longhi, os projetos de extensão tem por premissa a aproximação do aluno de graduação com outros níveis de ensino e conhecimento. “Principalmente aqui no campus da Unespar de União da Vitória onde a maioria dos cursos de graduação são na área de licenciatura. Esse projeto faz essa aproximação da formação do professor, no nível da graduação, com a escola onde ele irá atuar posteriormente”.