O Grupo de Pesquisa e Extensão Educação Geográfica e Cartografia para Escolares (EducartGEO) tem como objetivo desenvolver estudos sobre temas, conteúdos, linguagens, conceitos e categorias diretamente relacionadas com a didática em Geografia e com a formação de professores e jovens escolares. Com isso, espera-se contribuir com as discussões sobre o currículo e a prática pedagógica, com foco nos temas e conteúdos sobre a cidade e o campo e no aporte teórico-metodológico que sustenta a didática em Geografia.

Em relação aos temas e conteúdos geográficos busca-se verificar como estes podem ser reelaborados na escola, sempre considerando o cotidiano dos jovens escolares, assim como entender como os cursos de formação inicial podem abordá-los com vistas a contribuir para a profissionalização docente, daí o interesse pelo currículo escolar e do curso de licenciatura em Geografia.

Outro aspecto diz respeito a investigação sobre o uso das diferentes linguagens na educação geográfica, em especial a cartografia e as geotecnologias, com vista ao desenvolvimento do pensamento espacial e geográfico, com foco na didática e no uso da cartografia convencional e social, sensoriamento remoto e geotecnologias.

A preocupação com a epistemologia da Geografia é uma constante no grupo, com vistas a atualização quanto ao aporte teórico-metodológico que sustenta a ciência geográfica e que pode servir de base para as pesquisas sobre a educação geográfica.

Outros temas como a educação ambiental, processos não formais, tecnologias da informação e linguagens também são de interesse do grupo, seja na pesquisa ou na extensão universitária.

O EducartGEO tem buscado fazer parcerias com instituições e grupos sociais na realização de projetos de extensão universitária voltados para a formação inicial e continuada, bem como ao acesso de crianças e jovens escolares aos conhecimentos produzidos pelo grupo, seja por meio de oficinas, palestras e cursos, seja acesso a materiais didáticos, muitos deles produzidos de forma colaborativa com os parceiros. Todas as ações são sistematizadas e avaliadas com vistas a aprimorar o trabalho realizado e a divulgação científica em anais de evento, livros e periódicos.