Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
Professora (Associada) no Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava-PR. É membro efetivo do programa de pós-graduação em Geografia (Unicentro), nível de mestrado e doutorado. Graduou-se em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1997; 1998) Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Geografia, Linha – Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista, Pós-Doutorado (2019) em Ensino de Geografia, na linha Ensino-Aprendizagem de Geografia da Universidade Federal de Góias com estágio pós doutoral no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Foi tutora de Grupo PET-Geografia do período de 2006-2009. Exerceu a função de Diretora de Cultura da Unicentro 2009. Foi pró-reitoria de Extensão e Cultura na Unicentro no período de 2010-2016. É lider do grupo de pesquisa EducartGeo – Educação Geográfica e Cartografia para Escolares. Foi orientadora no Programa de Iniciação a Docência PIBID da Geografia e do interdisciplinar da Unicentro no período de 2012 – 2017. Atua como revisora de periódicos na área de Geografia e Extensão. Desenvolve várias atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas ensino de geografia, cartografia escolar e formação de professores de geografia.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/8733013411095807 E-mail: Marquiana@unicentro.br
Cecília Hauresko
Possui Graduação em Geografia – Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro (1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2001) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora da Unicentro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes campos: Agricultura familiar, juventude rural, jovem rural, imigração ucraniana e formação de professores. É professora de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I. Atua como coordenadora do PIBID de Geografia desde 2015 e foi membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE, entre os anos de 2017 e 2019. Exerceu a função de Coordenadora de Iniciação Científica e Tecnológica da Unicentro durante o ano de 2016. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGG – Mestrado em Geografia/Unicentro desde 2015. Membro do Conselho Universitário – COU, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – 2019-2021.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2339213707599101 E-mail: cehauresko@gmail.com
Emerson de Souza Gomes
Professor Emerson é mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro, na área de concentração: Dinâmica da Paisagem e dos Espaços Rurais e Urbanos, linha de pesquisa: Dinâmica da Paisagem, Geomorfologia e Análise Ambiental, orientado pelo Prof. Dr. Leandro Redin Vestena, no período de 2012 a 2014. Especialização em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Desde 2003 é professor da Secretaria do Estado de Educação do Paraná, no Ensino Fundamental e Médio. Foi supervisor do Pibid – Unicentro, subprojeto de Geografia entre 2015 e 2018. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Hidrologia.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1988762452271693 E-mail: souzagomesemerson@gmail.com
Paulo Nobukuni
Professor Paulo possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982). Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) em Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste e possui experiência na área de Geografia, com ênfase em planejamento territorial.
LATTES:http://lattes.cnpq.br/4440485848408171 E-mail: nobukuni@unicentro.br
Clayton Luiz da Silva
Graduado em Geografia (bacharelado, bolsa Fapesp – 2002 e licenciatura – 2005), com Mestrado (bolsa Fapesp, 2005) e Doutorado (bolsa Capes, 2010), sempre no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Foi membro pesquisador do Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial – Geoplan, locado naquela mesma Universidade. Trabalha desde 2011 na Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, lotado no Departamento de Geografia, campus CEDETEG. Atua em disciplinas na área de ensino de Geografia e formação de professores, entre elas: Estágio Supervisionado para o Ensino de Geografia (fundamental e médio), Tecnologias da Representação do Espaço e Metodologia para o Ensino de Geografia, Prática de Observação e Ensino de Geografia e Geografia e Cultura. Desde maio de 2014 é Tutor do Grupo PET – Geografia da Unicentro.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/3145718166793003 E-mail: clsilva@unicentro.br
Daniel Luiz Stefenon
Professor de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino do Depto. De Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus de Irati/PR. Doutor pela Faculdade de Educação da USP e Mestre em Geografia pela UFPR (2009), possui especialização em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005). Membro da Comissão Científica da Revista Brasileira de Educação em Geografia. Atuou como Professor de Ensino Fundamental e Médio em colégios particulares e da Rede Público de Ensino do Estado do Paraná.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6649540335520767 E-mail: danielstefenon82@gmail.com
Michael Wellington Sene
Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Possui Mestrado em Geografia e graduação em Geografia Licenciatura, pela mesma universidade. Graduado em Pedagogia pela Univerisadade CESUMAR – UNICESUMAR. É bolsista de doutorado da CAPES. Na graduação em Geografia, participou do Programa de Iniciação Científico e Extensão Universitária, sendo bolsista de Extensão Universitária da Fundação Araucária. Suas pesquisas possuem temáticas voltadas à Formação Inicial e Continuada de Professores, Geografia nos Anos Iniciais, Ensino de Geografia, BNCC e PIBID. Participa do grupo de Pesquisa e Extensão – Educação Geográfica e Cartografia para escolares (EDUCARTGeo) ligado ao Departamento de Geografia da UNICENTRO e registado junto ao CNPq.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2446732433942085 E-mail: michael.mws03@gmail.com
João Gabriel Barbosa
Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Residente do Programa Residência Pedagógica no Ensino de Geografia pela CAPES 2019-2021. Participou como voluntário no programa de iniciação científica da Fundação Araucária 2018-2019, com o projeto de pesquisa intitulado: Conflitos da Segregação Socioespacial: estudo fotográfico da paisagem do Parque do Lago, Guarapuava-PR, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Participou como bolsista da Fundação Araucária no programa de iniciação científica 2017-2018 com o projeto de pesquisa intitulado: A Música como recurso didático para o ensino de Geografia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Participou como bolsista do PIBID da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES de 2015-2016. Participou como bolsista do programa PET da FNDE em 2016. Participou como voluntário no programa Iniciação Científica da Fundação Araucária 2015-2016 com o projeto de pesquisa intitulado: A espacialidade do capital francês no Brasil pela Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Foi integrante no grupo de pesquisa de Estudos da Dinâmica Econômica (GEDE) entre 2015 e 2016 do laboratório geoeconômico do DEGEO da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Foi integrante do grupo de pesquisa: Território, Cultura e Ensino do DEGEO da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR entre 2017 e 2019. Integrante do grupo de Pesquisa e Extensão – Educação Geográfica e Cartografia para escolares (EDUCARTGeo) do DEGEO da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR. Professor de Geografia da rede privada de ensino.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/2877214416944935 E-mail: gabrielbarbosaoliveira91@gmail.com
Danny Jessé Falkembach Nascimento
Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Mestre em Geografia pela Unicentro (2013). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Unicentro (2008). Também possui graduação em Geografia pela Unicentro (2001) e especialização em Educação Ambiental pela mesma Universidade (2003). Atualmente é Técnico em Assuntos Universitários na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência nas áreas de Educação, Comunicação e Geografia, com ênfase em trabalhos educacionais integrados aos meios de comunicação.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/4023126415281472 E-mail: djesse@unicentro.br
Solange Francieli Vieira
Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (2005), Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2008) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2008). Tem experiência em Análise ambiental e Ensino de Geografia. Atualmente é Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira – SC, participa do Núcleo de Estudos do Contestado e Núcleo de Gestão ambiental (IFC-Videira). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Unicentro. É integrante do grupo de pesquisa e extensão de “Educação Geográfica e Cartografia para Escolares – EducartGeo” (Departamento de Geografia Unicentro).
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5217331778997562 E-mail: solange.vieira@ifc.edu.br
João Carlos de Souza
Possui graduação em Ciências Sociais – Faculdades Guarapuava (2016), graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012) e graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005). Atualmente é coordenador de município e aplicador de Ministério da Educação, aplicador de provas do Ministério da Educação, fiscal de vestibulares da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor tutor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, professor tutor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, membro do comitê de iniciação científica da Universidade Estadual do Centro-Oeste e GPM – quadro próprio do Magistério – Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Núcleo Regional de Guarapuava. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Guarapuava, moradia, imobiliário, condomínio e educação.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/9793413012031447 E-mail: souzageo13@gmail.com
Gustavo Araújo Carvalho
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2017) Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2019), área de concentração é “Ensino de Geografia e Dinâmicas Territoriais”. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmicas territoriais, construção de conhecimento e indústria e pequenas cidades. Atualmente é professor temporário no Ensino Fundamental e Médio (SEDUC/Jataí-GO).
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5338094235922744 E-mail: guttodecarvalho93@gmail.com
Jaqueline Moritz
Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-Cascavel, 2017). Graduação em Geografia Licenciatura pela Unicentro (2007). Atualmente é docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama. Tem experiência nas área de Educação Inclusiva, cartografia escolar e ensino de Geografia.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/9515910154042651 E-mail: jaqueline.moritz@gmail.com
Elza de Farias
Graduação em Geografia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (1985). Atualmente é professora-QPM – Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Atou como professora orientadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2020/2022) e do Projeto Nós Propomos.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/7633310227738633 E-mail: elzadefarias@hotmail.com
Lucas dos Anjos Cavalheiro
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Graduado em História, Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER (2019). Segunda Licenciatura em Geografia, pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2021). Participou como voluntário no CRAS- Laranjeiras do Sul-PR, sendo professor de recriação (2019/2020). Atualmente é professor na Secretária de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Possui uma linha de pesquisa sobre Projetos de Vida, tendo um recorte no Município do Porto Barreiro-PR, onde trabalho como docente no Colégio do Campo de Porto Santana (2020/2023).
LATTES: http://lattes.cnpq.br/4214018904780088 E-mail: lucasanjosc5@gmail.com
Letícia Chulek
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Graduada em Geografia-Licenciatura pela mesma Universidade (2022). Bacharel em Serviço Social pela Faculdade do Centro do Paraná (UCP) no ano de 2012. Membro do grupo de pesquisa EducartGEO – Educação Geográfica e Cartografia para Escolares (Departamento de Geografia Unicentro).
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0204103854010493 E-mail: Leticia.chulek@gmail.com
Flavia Cristina Coletti da Silva
Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade do centro oeste – UNICENTRO. Professora da educação básica (fundamental e médio) na SEED (Secretaria de Educação do Estado do Paraná). Mestre em Geografia pela UNICENTRO. Professora preceptora do Residência Pedagógica. Especialização em educação especial e educação e gestão ambiental.
LATTES: http://lattes.cnpq.br/0865533213585792 E-mail: flaviaccoletti@hotmail.com