NUMAPE – Núcleo Maria da Penha

 

Título: NUMAPE – Núcleo Maria da Penha/ Irati – PR.

O que é: trabalha no fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, realizando atendimentos psicológico e jurídico para mulheres maiores de 18 anos em situações de violência doméstica. Para isso, oferece, gratuitamente, ao município de Irati e região, psicoterapia breve, orientação jurídica, promoção e acompanhamento de ações de alimentos, divórcio, guarda, além de representação no que tange às ações criminais administrativas e judiciais (com acompanhamento até a delegacia para registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas), além da participação em audiências, constituindo assistência jurídica no processo. Além disso, atende a demandas referentes ao tema em escolas, universidade, mídias locais e ações comunitárias.

Objetivos:

  • Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres;
  • Atendimentos psicológico e jurídico para mulheres maiores de 18 anos em situações de violência doméstica.

Equipe Responsável: Kátia Alexsandra dos Santos – professora DEPSI (Coordenação Geral); Fernanda de Araújo Bugai – Orientadora da área de Direito; Bianca Carolline Oconoski Zarpellon – Psicóloga; Izabel Cristina Soares – Psicóloga; Jonathan Sassi – Advogado; Monica Karpinski, estudante da área da Psicologia; Fernanda Sabei de Souza Santos – estudante da área da Psicologia; Rodrielly Camila Bukoski – estudante da área do Direito.

Contato: 

  • Telefones: (42)3421-3086 e (42)99904-1423 (Whatsapp).
  • E-mail: numapeirati@gmail.com.
  • Site: https://numape-irati.webnode.com/ 

Financiamento: Programa universidade Sem Fronteiras – SETI – PR.

           

 

 

 

REDE DE SOLIDARIEDADE E CUIDADO

 

Título: Rede de solidariedade e cuidado. [Ações de suporte às pessoas em vulnerabilidade social de Irati frente a COVID19. Porque toda vida importa.]

Objetivos:

  • Desenvolver ações de suporte às pessoas em vulnerabilidade social de Irati frente a COVID19;
  • Mediar a relação entre aqueles que possuem produtos a serem doados e os que deles precisam;
  • Difundir e experenciar o modo de existir em sociedade a partir dos princípios da economia solidária e a possível contribuição para viver a crise pandêmica atual;
  • Fortalecer as atividades produtivas locais, familiares, grupais e associativistas.

Público alvo: pessoas que se encontrem em estado de vulnerabilidade social, agravado pelo contexto da pandemia; comunidade universitária e população em geral que aderirem à proposta e contribuírem com doações, organização do projeto, local, bancas, araras e produtos; agricultoras(es), produtoras(es) de sabão e artesãs(os) que fornecerão seus produtos para o projeto e trabalhadores do(s) local(is) em que a ação ocorrerá.

Onde acessar: 

A 1ª Edição do projeto ocorreu em abril e maio de 2020, no Bairro Lagoa, que congrega o território em que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) atua, ao atender 12 bairros e 10 comunidades rurais do município. 

A 2ª Edição está sendo realizada des de junho de 2020, a cada 15 dias às quintas-feiras, na segunda e quarta semanas do mês, no Alto da Lagoa, em frente a Escola Municipal Mercedes Braga e no Jardim Planalto, na academia ao ar livre, ao lado da construção do centro comunitário. Parte da população que ali reside se encontra em estado de alta vulnerabilidade social, agravado pelo contexto da pandemia.

As doações podem ser realizadas nos dias e endereços a seguir:

  1. Terças-feiras em horário comercial – Centro de Desenvolvimento Humano – Rua Santos Thomaz, 55, Canesianas. 
  2. Quintas-feiras das 9h às 11h – Feira Agroecológica da UNICENTRO – Rua Barão do Rio Branco, 43, Sede da APP Sindicato/Irati, Centro.
  3. Todos os dias em horário comercial – Atelier Casa Flor Floricultura, Rua Lino Esculápio, 201, próximo ao Grupo Águia e Tabageira Premium, Centro. 
  4. Todos os dias em horário comercial – Escritório de Advocacia – Rua Doutor Munhoz da Rocha, 384, Centro.
  5. Ou por contato com os membros da rede para agendarmos a entrega dos produtos.

São aceitas doações em: dinheiro; materiais de higiene pessoal e de limpeza; livros; papel, tinta, lápis e canetinhas; brinquedos, jogos e material pedagógico e/ou escolar para crianças, adolescentes e adultos.; roupas, calçados e cobertores; bolsas utilizadas em congressos, ecobags e/ou recicláveis. recipientes pequenos para colocar sabonete líquido e álcool 70%, como os utilizados para sabonete líquido, soro fisiológico, garrafas de água ou refrigerante; etc; poemas, poesias e receitas; plantas medicinais doadas pelas benzedeiras de Irati; plantas de jardim; e utensílios de casa.

Como o projeto é desenvolvido:
   O projeto funciona em dois eixos de doações, diretas e indiretas, pelas quais se compôs a “Banca Solidária” da 1ª Edição e as “Araras de trocas solidárias” da 2ª Edição. As doações são diretas quando a pessoa leva produtos aos locais indicados ou os entrega aos organizadores e indiretas quando o participante doa seu tempo para a organização, divulgação e efetivação das ações e/ou contribui com dinheiro para a compra de produtos.
   De posse dos mantimentos, organiza-se “Banca(s) Solidária(s)” ou as “Araras de trocas solidárias” em que aqueles que possuem o que doar e/ou trocar depositam seus produtos e os que não possuem podem retirá-los, apenas para uso próprio, condizentes com os princípios da Economia Solidária (ECOSOL). Investimos em um modo de organizar a ação que possa contribuir também social e culturalmente, com livros, materiais escolares, atividades pedagógicas, brinquedos, jogos e brincadeiras, por exemplo, e ainda, de bolsas recebidas em congressos, para que as pessoas possam levar os produtos para suas casas e permanecerem com um recipiente reciclável. No cotidiano, muitas pessoas usam essas bolsas para levar suas marmitas para o trabalho.
   A campanha tem o objetivo de colaborar ainda com o fortalecimento de produções locais de alimentos agroecológicos (Feira Agroecológica da UNICENTRO) e o consumo de alimentos vivos; e de sabão líquido e em pedra (AMASEG Sabão Ecológico), ambos assessorados por docentes e estudantes da UNICENTRO em projetos de extensão. Deseja-se ainda dar visibilidade a artesãs e artesãos que de maneira solidária confeccionam máscaras protetoras e costuram banners já utilizados e as distribuem para a população vulnerável socialmente, bem como ao Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA).

Observação: as contribuições financeiras solidárias custeiam a compra de materiais que não tenham sido captados por doações, de alimentos agroecológicos e sabão em pedra e dos materiais para a organização das trocas solidárias, como recipientes, sacos plásticos, fitas adesivas, papéis, impressões, etc.

Equipe Responsável: Claudia Regina Magnabosco-Martins – Profª do DEPSI (coordenadora do Programa de extensão Central de apoio e integração de projetos e ações coletivas – UNICENTRO, Campus Irati – PR); DCE Reviva – UNICENTRO; Movimento por uma Universidade Popular (MUP).

Parceiros:

  • Alimentos: Feira Agroecológica UNICENTRO;
  • Sabão: AMASEG Sabão Ecológico;
  • Chás de ervas medicinais: Movimento Aprendizes da Sabedoria – MASA;
  • Máscaras e cobertura das araras: Artesãs(os) voluntárias(os) de Irati;
  • Infraestrutura araras, álcool líquido 70% e parte do papel higiênico: Agentes Universitários e Direção da UNICENTRO Campus Irati;
  • Infraestrutura: 1ª Edição – Trabalhadores(as) do CRAS Lagoa – Secretaria de Assistência Social de Irati – PR; 2ª Edição – moradores do Alto da Lagoa e Jardim Planalto.

Contato: 

  • Redes sociais:
    • facebook.com/redesolidariedadeecuidado
    • instagram.com/redesolidariedadeecuidado
  • E-mail’s: centraldeacoescoletivas@gmail.com e revivaunicentro@gmail.com.

 

 

COOPERAÇÃO EM SAÚDE

 

Título: CooperAÇÃO em saúde.

O projeto é dividido em dois eixos: profissionais e população

Profissionais: 

Título: CooperAÇÃO em saúde – Acolhimento psicológico a profissionais de saúde

Objetivos: 

  • Construir uma frente de atenção e cuidado aos profissionais da saúde;
  • Realizar acolhimento psicológico a profissionais da saúde que desejem apoio para a manutenção de sua saúde mental ou estejam em sofrimento psíquico devido ao trabalho;
  • Difundir a necessidade de atuação em diferentes níveis na proteção e cuidado no trabalho em saúde.

Público alvo: profissionais de saúde que atuam, direta ou indiretamente, no combate, controle e consequências da pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID19). Incluem-se todo e qualquer trabalhador que componha as organizações de saúde como profissionais da medicina, enfermagem, farmácia, nutrição, assistência social, fisioterapia, psicologia, de realização de exames, de recepção, atendimento e administrativos, de limpeza, copa e cozinha, dentre outros.

Onde acessar: pelo envio de mensagem de texto ou WhatsApp para o telefone (42) 999640384 que será respondida com as orientações e os dados do psicólogo(a) que realizará o atendimento.

Contato:

  • Redes sociais:
    • facebook.com/nuhtra
  • E-mail’s: nuhtra@unicentro.br  ou nuhtraunicentro@gmail.com.
  • Telefone: (42) 999640384  e (42) 3421-3146

Professora responsável: Claudia Regina Magnabosco-Martins, coordenadora do  Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Práticas sobre a Relação Homem e Trabalho –  NUHTRA/Psicologia – UNICENTRO, Campus Irati – PR

 

População: 

Título: CooperAÇÃO em saúde: reforço populacional no enfrentamento à COVID19

  • Valorização e reconhecimento dos profissionais de saúde.
  • Apoio na luta por proteção e garantia de direitos.

Objetivos:

  • Divulgar as diversas categorias de trabalhadores que atuam nas organizações de saúde;
  • Sensibilizar a população para o processo e as condições de trabalho na área da saúde e a valorização e reconhecimento do desempenho dos profissionais da área;
  • Instigar a demonstração de preocupação quanto à vida, saúde e bem estar dos trabalhadores da saúde;
  • Fomentar a participação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à defesa do SUS, maiores investimentos no sistema, nas condições de trabalho e garantia de direitos de quem nele atua.

Público alvo: comunidade universitária e população em geral que aderirem à proposta, de forma a elaborarem e exporem mensagens, frases, palavras, memes ou imagens dispostas em frente às suas residências, aos equipamentos de saúde próximos às suas moradias e redes digitais, seja para os profissionais de saúde que possuem contato direto, em geral ou dirigido para os meios digitais das redes sociais das organizações de saúde, como UBS, Hospitais, etc; por meio de e-mails, mensagens de texto no celular, pelo WhatsApp, Facebook, Instagram, dentre outros. E ainda, serão organizados murais e varais em pontos estratégicos de dos equipamentos de saúde, de modo que os transeuntes possam contribuir com suas mensagens ou mesmo as conhecer aquelas que foram destinadas por outrem para os profissionais de saúde do local. Os responsáveis pelo projeto já realizaram atividades no dia 07 de abril de 2020, Dia Mundial de Saúde e disponibilizarão cartazes e folders oficiais do projeto para aqueles que desejarem utilizá-los em suas postagens. 

Onde acessar: WhatsApp (42) 999640384; Emails: nuhtra@unicentro.br e canisedasilveira@gmail.com; facebook/nuhtra e facebook.com/cans.unicentro; instragram @cans_unicentro; que será respondida com as orientações e os dados do psicólogo(a) que realizará o atendimento.

Contato:

  • Redes sociais:
    • Facebook: facebook.com/nuhtra e facebook.com/cans.unicentro
    • Instragram: @cans_unicentro
  • E-mail’s: nuhtra@unicentro.br  ou nuhtraunicentro@gmail.com.
  • Telefone: (42) 999640384  e (42) 3421-3146

Professora responsável: Claudia Regina Magnabosco-Martins, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Práticas sobre a Relação Homem e Trabalho – NUHTRA/Psicologia – UNICENTRO, Campus Irati – PR.

Realização em conjunto com: Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira, UNICENTRO, campus Irati- PR.

 

              

 

Hábitos Bilíngues

Título: Hábitos Bilíngues

Objetivos: Considerando que bilíngues são aquelas pessoas que usam duas ou mais línguas no seu cotidiano, o projeto Hábitos Bilíngues tem por objetivo desenvolver, em acadêmicos do curso de Psicologia, as habilidades de compreensão oral e fala em uma segunda língua através da prática diária com conteúdos da Psicologia.

Professor responsável: Plinio Marco de Toni – Prof° do DEPSI/I.

Contato: pmtoni@unicentro.br

 

Clinica Psicanalítica: Fundamentos para a prática: sujeito, cultura e mal estar na contemporaneidade

 

Título: Clinica Psicanalítica: Fundamentos para a prática: sujeito, cultura e mal estar na contemporaneidade

Objetivos: O presente projeto de extensão tem como objetivo proporcionar discussões teórico-práticas frente ao panorama contemporâneo desafiador das relações entre sujeito, cultura e mal estar na contemporaneidade. Nesse contexto, os encontros giram em torno da clínica com bebês, crianças, adolescentes, velhos, e também temas como autismo, angústia, depressão, suicídio, psicose, corpo, entre outros. Os/as participantes do grupo se reunem quinzenalmente, por 1h 30m, presencialmente, e a coordenação do encontro ficará com uma das professoras envolvidas no projeto ou um/a dos/as acadêmicos/as de 3, 4 ou 5 ano de Psicologia ou Fonoaudiologia, que fará a indicação do texto e condução do encontro. Alguns dos encontros poderão ser realizados no formato remoto, para discussão de casos clínicos de participantes que não residem na cidade de Irati.

Coordenadores/as: Profª. Veronica Suzuki Kemmelmeier e Profª. Cléa Maria Ballão

Contatos: veronicask@unicentro.br; cleamariaballao@gmail.com.

 

Grupo de Apoio a Pretendentes à Adoção: Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPEX)

Título: Grupo de Apoio a Pretendentes à Adoção: Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPEX)

Objetivos: A presente proposta tem como objetivo articular ensino, pesquisa e extensão em torno de atividades envolvendo o grupo de apoio a pretendentes a adoção, projeto de extensão que acontece desde abril de 2010, em parceria com o Fórum da Comarca de Irati.  O grupo de apoio pretende abrir um espaço de debate sobre as diversas formas de constituição de vínculos familiares e discussões sobre as principais dúvidas e expectativas dos adotantes, como o convívio familiar e o medo em relação aos laços afetivos estabelecidos. Esses grupos buscam também explicar todo o processo da adoção em seus detalhes, o que contribui para a diminuição da angústia da espera, esclarecendo mitos e fazendo com que esses adotantes dirijam seus olhares também para as crianças, muitas vezes esquecidas em instituições. É intuito do grupo também discutir adoções tardias e inter-raciais, de crianças com necessidades especiais, de grupos de irmãos, adoções que podem ser realizadas com êxito desde que acompanhadas por uma equipe adequada. Assim, este Grupo de Apoio visa possibilitar que inúmeras crianças e adolescentes tenham uma nova chance de crescer em um ambiente familiar capaz de lhes proporcionar um novo projeto de vida e onde não se sintam apenas crianças, mas também filhos, com todos seus direitos e deveres. A partir desse projeto, pensando os demais eixos do tripé de uma universidade, a saber o ensino e pesquisa, soma-se a proposta de um grupo de estudos, para acadêmicos do campus de Irati, sobre Adoção, Psicologia e Acolhimento Institucional e Familiar e demais temas de interesse, com o objetivo de se encontrar com os discentes uma vez por mês para discutir e aprofundar assuntos referentes à temática, de forma autônoma e cooperativa. No que diz respeito a pesquisas, pesquisas de IC serão desenvolvidas tocando a temática de adoção e acolhimento institucional.

Professor/a responsável: Verônica Suzuki Kemmelmeier

Contato: veronicask@unicentro.br

 

Central de apoio e integração de projetos e ações coletivas

Título: Central de apoio e integração de projetos e ações coletivas

Objetivo: Cunhado a partir do desejo e perspectiva de ressignificação e/ou expansão dos modos de produzir encontros entre as distintas iniciativas dentro da universidade e delas com/na comunidade externa aos limites geográficos dela, o programa apresentado é fruto de um grupo de profissionais com significativa experiência em ensino, pesquisa e extensão e envolvimento com temáticas e atuações de cunho coletivo. Pretende-se a criação de um centro de mobilização, suporte, articulação e integração de projetos e iniciativas de ordem coletiva atendidas por ações extensionistas, movimentos sociais, comunidades e grupos. Objetiva-se a identificação, mapeamento, incentivo, apoio e mobilização colaborativa e solidária entre projetos e ações, seus proponentes, usuários, parceiros e colaboradores, de forma a potencializar e construir ações conjuntas. Pautado nos princípios da pesquisa qualitativa de cunho cartográfico e da análise institucional, o programa está organizado em um núcleo central composto pela equipe executora, uma rede de colaboração entre projetos e ações, organizada em eixos de aproximação entre eles e por uma pessoa indicada pelos participantes como referência e ligação mais próxima com o núcleo central e os outros eixos. Espera-se realizar atividades de mapeamento de projetos e ações dentro e fora da UNICENTRO campus Irati, criação e integração dos eixos, promovendo ações conjuntas, a divulgação do programa, dos mapeamentos e dos eixos, bem como das atividades realizadas e a forma de ingresso aos interessados. Busca-se a integração e fortalecimento de sujeitos, coletivos, ações, tecnologias, saberes e fazeres que correspondam às necessidades e interesses dos coletivos, usuários, comunidades, parceiros e proponentes das iniciativas que desejarem ingressar no programa.

Professor/a responsável: Claudia Regina Magnabosco Martins e Verônica Suzuki Kemmelmeier.

Contato: crmartins@unicentro.br; veronicask@unicentro.br.

 

Serviço de escuta aos idosos em vulnerabilidade social

Título: Serviço de escuta aos idosos em vulnerabilidade social

Objetivo: O projeto de extensão tem como objetivos ofertar um serviço de acolhimento aos idosos em vulnerabilidade social, articulada o Departamento da Política da Pessoa Idosa (DPPI), bem como: 

  1. escutar as demandas da população idosa, considerando as noções de fragilidade, vulnerabilidade, velhice e luto;
  2. acompanhar idosos mais vulneráveis ou que enfrentam fragilidade na velhice, por demanda espontânea ou encaminhamento de diversos serviços;
  3. impulsionar a articulação intersetorial nas ações do projeto;
  4. escutar as reflexões dos profissionais e estudantes para encaminharmos novas ações, articulando teoria e prática na formação da equipe de execução.

Coordenadores: Prof. Verônica Suzuki Kemmelmeier e Julianna Ferreira Marcolino Galli

Contatos: jumarcolino@hotmail.com ; veronicask@unicentro.br.