NUMAPE – Núcleo Maria da Penha
Título: NUMAPE – Núcleo Maria da Penha/ Irati – PR.
O que é: trabalha no fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, realizando atendimentos psicológico e jurídico para mulheres maiores de 18 anos em situações de violência doméstica. Para isso, oferece, gratuitamente, ao município de Irati e região, psicoterapia breve, orientação jurídica, promoção e acompanhamento de ações de alimentos, divórcio, guarda, além de representação no que tange às ações criminais administrativas e judiciais (com acompanhamento até a delegacia para registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas), além da participação em audiências, constituindo assistência jurídica no processo. Além disso, atende a demandas referentes ao tema em escolas, universidade, mídias locais e ações comunitárias.
Objetivos:
- Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres;
- Atendimentos psicológico e jurídico para mulheres maiores de 18 anos em situações de violência doméstica.
Equipe Responsável: Ana Paula Muller – professora DEPSI (Coordenação Geral); Fernanda de Araújo Bugai – Orientadora da área de Direito; Bianca Carolline Oconoski Zarpellon – Psicóloga; Izabel Cristina Soares – Psicóloga; Jonathan Sassi – Advogado; Monica Karpinski, estudante da área da Psicologia; Fernanda Sabei de Souza Santos – estudante da área da Psicologia; Rodrielly Camila Bukoski – estudante da área do Direito.
Contato:
- Telefones: (42)3421-3086 e (42)99904-1423 (Whatsapp).
- E-mail: numapeirati@gmail.com.
- Site: https://numape-irati.webnode.com/
Financiamento: Programa universidade Sem Fronteiras – SETI – PR.
Clinica Psicanalítica: Fundamentos para a prática: sujeito, cultura e mal estar na contemporaneidade
Título: Clinica Psicanalítica: Fundamentos para a prática: sujeito, cultura e mal estar na contemporaneidade
Objetivos: O presente projeto de extensão tem como objetivo proporcionar discussões teórico-práticas frente ao panorama contemporâneo desafiador das relações entre sujeito, cultura e mal estar na contemporaneidade. Nesse contexto, os encontros giram em torno da clínica com bebês, crianças, adolescentes, velhos, e também temas como autismo, angústia, depressão, suicídio, psicose, corpo, entre outros. Os/as participantes do grupo se reunem quinzenalmente, por 1h 30m, presencialmente, e a coordenação do encontro ficará com uma das professoras envolvidas no projeto ou um/a dos/as acadêmicos/as de 3, 4 ou 5 ano de Psicologia ou Fonoaudiologia, que fará a indicação do texto e condução do encontro. Alguns dos encontros poderão ser realizados no formato remoto, para discussão de casos clínicos de participantes que não residem na cidade de Irati.
Coordenadores/as: Profª. Veronica Suzuki Kemmelmeier e Profª. Cléa Maria Ballão
Contatos: veronicask@unicentro.br; cleamariaballao@gmail.com.
Grupo de Apoio a Pretendentes à Adoção: Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPEX)
Título: Grupo de Apoio a Pretendentes à Adoção: Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPEX)
Objetivos: A presente proposta tem como objetivo articular ensino, pesquisa e extensão em torno de atividades envolvendo o grupo de apoio a pretendentes a adoção, projeto de extensão que acontece desde abril de 2010, em parceria com o Fórum da Comarca de Irati. O grupo de apoio pretende abrir um espaço de debate sobre as diversas formas de constituição de vínculos familiares e discussões sobre as principais dúvidas e expectativas dos adotantes, como o convívio familiar e o medo em relação aos laços afetivos estabelecidos. Esses grupos buscam também explicar todo o processo da adoção em seus detalhes, o que contribui para a diminuição da angústia da espera, esclarecendo mitos e fazendo com que esses adotantes dirijam seus olhares também para as crianças, muitas vezes esquecidas em instituições. É intuito do grupo também discutir adoções tardias e inter-raciais, de crianças com necessidades especiais, de grupos de irmãos, adoções que podem ser realizadas com êxito desde que acompanhadas por uma equipe adequada. Assim, este Grupo de Apoio visa possibilitar que inúmeras crianças e adolescentes tenham uma nova chance de crescer em um ambiente familiar capaz de lhes proporcionar um novo projeto de vida e onde não se sintam apenas crianças, mas também filhos, com todos seus direitos e deveres. A partir desse projeto, pensando os demais eixos do tripé de uma universidade, a saber o ensino e pesquisa, soma-se a proposta de um grupo de estudos, para acadêmicos do campus de Irati, sobre Adoção, Psicologia e Acolhimento Institucional e Familiar e demais temas de interesse, com o objetivo de se encontrar com os discentes uma vez por mês para discutir e aprofundar assuntos referentes à temática, de forma autônoma e cooperativa. No que diz respeito a pesquisas, pesquisas de IC serão desenvolvidas tocando a temática de adoção e acolhimento institucional.
Professor/a responsável: Verônica Suzuki Kemmelmeier
Contato: veronicask@unicentro.br