Projeto “Programa de apoio á prevenção da obesidade para crianças da rede pública de ensino: Uma abordagem multi e interdisciplinar”

O projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF) e pela Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), tem o objetivo de realizar um programa multi e interdisciplinar de apoio á prevenção da obesidade para crianças em idade escolar da rede pública de ensino do município de Guarapuava, PR. O intuito é colaborar para a melhoria dos hábitos de saúde e redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis futuras. O projeto, coordenado pela Prof.ª Daiana Novello, lotada no Departamento de Nutrição da Unicentro, conta com uma equipe multiprofissional composta por Nutricionistas, Educador Físico, Psicólogo, Engenheiro de Alimentos, Matemático, Pedagogo, além de alunos de graduação e Pós-Graduação. Dentre algumas atividades já realizadas com as crianças, destacam-se a análise do estado nutricional, a avaliação da preferência alimentar e as oficinas de culinária, que são elaboradas utilizando-se os alimentos saudáveis menos aceitos pelas crianças.

Figura 1. Aplicação de oficinas de culinária nas escolas.