Palestra “Vida saudável e orientação nutricional”

No último mês de abril/2018 as nutricionistas Flávia Teixeira e Graziela Zollet Nunes, egressas do curso de Nutrição da UNICENTRO e atualmente mestrandas do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGIDC), ministraram palestras sobre o tema “Vida saudável e orientação nutricional”. O intuito era ressaltar os hábitos que favoreçam a qualidade de vida e o bem-estar, além de orientar sobre cuidados com a alimentação a partir dos 60 anos de idade. As palestras ocorreram nos câmpus de Irati e Guarapuava (Santa Cruz) e contaram com a participação dos servidores da UNICENTRO.

Campus Irati – Nutricionista Graziela Zollet Nunes e participantes (Foto: Daniela Haag Coelho)

O evento foi promovido pelo projeto de extensão “Redescobrir-se: preparação para aposentadoria”, vinculado ao Programa de Valorização e Relacionamento dos Servidores (PROVARS), da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH). Esse projeto tem por objetivo proporcionar aos servidores um espaço de reflexão sobre o processo de aposentadoria enquanto uma nova fase da vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos, aproximou-se da casa dos 900 milhões em 2015. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de idosos superou a marca dos 30,2 milhões em 2017. Aliado a esse fato existe o fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, que é caracterizada como a alteração, em longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte de uma população específica.  No início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito. Atualmente com a melhora do quadro sócio-econômico-cultural, a mortalidade é preponderantemente consequência das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Sendo elas, as respiratórias, cardiovasculares, cânceres e diabetes. Que de acordo com a OMS anualmente, essas patologias levam à óbito 15 milhões de adultos e possuem como fatores de risco a má alimentação e a inatividade física.

A nutricionista Graziela afirma que “embora as pessoas estejam vivendo mais, elas não necessariamente estão mais saudáveis. Dessa forma, a promoção de um envelhecimento mais ativo, saudável e sustentável é uma estratégia necessária para o enfrentamento dos desafios da transição demográfica e melhora da qualidade de vida”.

Campus Santa Cruz – Nutricionista Flávia Teixeira e participantes (Foto: Daniela Haag Coelho)

Diante disso, de acordo com a nutricionista Flávia ações como esta são excelentes estratégias para abordar esses problemas. “Tudo isso deve ocorrer de forma intersetorial (saúde, educação, desenvolvimento urbano e meio ambiente, por exemplo) envolvendo, assim, a comunidade em geral. Onde as diferentes organizações da sociedade, como as instituições públicas estaduais devem estar envolvidas, visto que grande parte dos determinantes destas enfermidades se encontram fora do setor da saúde ou mesmo do alcance de nós nas instituições públicas”, ressalta.

A respeito da relevância do evento para a comunidade, Graziela declara que “a alimentação em geral é um assunto polêmico que deve ser discutido com frequência em qualquer ambiente, dentro e fora da universidade. Pequenos eventos podem levar a grandes mudanças, e é exatamente nisso que a universidade deve se ancorar. A aproximação da universidade com a comunidade, pode proporcionar autonomia para escolhas e hábitos alimentares mais saudáveis”, finaliza.

Ainda de acordo com Flávia o resultado satisfatório obtido pelas palestras motiva a continuidade da participação de egressos do curso de Nutrição e discentes do  PPGIDC em ações como estas, evidenciando assim a sintonia da Universidade com a comunidade.