A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Departamento de Arte e estabelecendo parcerias com outras Instituições e com Grupos de Pesquisa, promove, periodicamente desde 2003, o Simpósio de Arte e Educação, que em 2021 chegará à sua décima terceira edição.
O Simpósio de Arte e Educação é o principal espaço de intercâmbio, aperfeiçoamento e disseminação de pesquisas realizadas na área de Artes e nas áreas afins (como Pedagogia, História, Filosofia, Letras e Comunicação Social) da região centro-sul do estado do Paraná, fundamental para o diálogo entre artistas, produtores culturais, discentes, pesquisadores e docentes do ensino superior e da educação básica desta região.
O evento, que normalmente dura uma semana, tem o objetivo de amenizar a lacuna existente em Guarapuava e região quanto à atualização na formação dos professores que atuarão ou atuam nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e da Educação Superior, principalmente por meio da organização e promoção de oficinas, mesas redondas, comunicações e palestras.
Devido a localização geográfica privilegiada de Guarapuava (localizada no centro do entroncamento rodoferroviário de importância nacional, denominado corredor do Mercosul, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba), o evento proporciona a efetiva participação de acadêmicos e professores das Universidades e Redes Escolares das cidades da região, como Francisco Beltrão, Realeza, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Palmas, Ponta Grossa etc., além das cidades pertencentes aos polos do ensino à distância.
Conscientes sobre a relação entre a complexidade de discussão sobre o tema e a multiplicidade de público-alvo (artistas, produtores culturais, discentes, pesquisadores e docentes do ensino superior e da educação básica desta região), a comissão organizadora idealiza as suas atividades a fim de possibilitar a convergência e o desdobramento entre diferentes discussões e temáticas, tornando a semana uma progressão de reflexões acessível a participantes iniciantes e rica a participantes intermediários e avançados.
O evento tem se consolidado como espaço para disseminação de pesquisas e divulgação de atividades artísticas e também para reflexão sobre o ensino de arte na atualidade. Profissionais de diferentes regiões do país e também de outros países são convidados a contribuir com essa reflexão, por meio de conferências, oficinas e mesas-redondas, enriquecendo as discussões sobre o papel da arte na educação. O evento também objetiva promover a ampliação de repertório.
A cada ano, o evento propõe diferente temática, buscando profissionais de referência para contribuir com questões atuais na área.