Oferta
O período de funcionamento deste curso será diurno, com turno vespertino, mantendo 25 vagas em oferta anual, em regime seriado anual com operacionalização semestral de cargas horárias, perfazendo um total de 3291 horas, que podem ser integralizadas em no mínimo 4 (quatro) e no máximo 7 (sete) anos.
Perfil de Formação
O Curso de Arte visa oferecer habilitação profissional para exercer a docência em arte, abrangendo reflexões pertinentes a esse ensino. A profissão poderá ser exercida na esfera municipal, estadual, federal, particular ou filantrópica de ensino na disciplina de Artes/Arte no Ensino Fundamental, Médio e Superior e também em empresas públicas ou privadas que desenvolvam serviços na área de Arte e da Cultura. É responsabilidade do Licenciado em Arte:
- a) conhecer questões estéticas, teóricas, históricas e metodológicas do ensino da Arte e do fazer artístico;
- b) entender a Arte como área de conhecimento;
- c) conhecer a História da Arte e a Cultura em manifestações locais, regionais, nacionais e internacionais;
- d) desenvolver pesquisa em Arte como subsídio para sua atuação em sala de aula e/ou para a produção artística contemporânea;
- e) conhecer abordagens metodológicas que permitam a atuação na docência em Arte;
- f) acolhida e trato às questões da diversidade.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Área de Música, Dança, Teatro e Artes Visuais, emanadas do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, em seus específicos pareceres e resoluções, apresentam-se as características a serem desenvolvidas a esse perfil profissional:
- capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística, da utilização de técnicas composicionais, da sensibilidade estética através do conhecimento de estilos, de repertórios, de obras e de outras criações artísticas, revelando saberes indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas, inerentes à área de Arte;
- interagir com as manifestações culturais da sociedade na qual se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno artístico;
- explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social e de diversas sociedades, em distintos tempos e contextos, para reconhecer e dialogar com as diversidades;
- mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística;
- problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas;
- analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial com suas histórias e diferentes visões de mundo;
- viabilizar pesquisa científica e tecnológica na arte, com ênfase no âmbito educacional;
- compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;
- atuar, de forma significativa, nas manifestações artísticas;
- atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino;
- estimular criações artísticas e sua divulgação como manifestação do potencial artístico;
- capacidade de coordenar o processo educacional de conhecimentos teóricos e práticos da arte;
- reconhecimento e análise de estruturas metodológicas e domínios didáticos relativos ao ensino da arte adaptando-as à realidade de cada processo de produção do conhecimento;
- o acolhimento e trato das questões da diversidade, indispensáveis ao ensino da arte buscando a inclusão na proposição de práticas em arte;
- oferecer a compreensão ética, teórica, artística, técnica e cultural que o capacita tanto a uma atuação profissional qualificada, quanto à investigação de novas técnicas e de metodologias de trabalho;
- conhecimento de princípios gerais de educação e dos processos pedagógicos referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento do ser humano como subsídio para o trabalho educacional.
Campo de Atuação
A profissionalização do Licenciado em Arte é focada no âmbito da Arte, para atuação como pesquisadores e/ou professores, em:
- a) Pesquisas e processos artísticos, desenvolvendo projetos artísticos, ou em diferentes segmentos em que a Arte e suas relações ou interseções sejam predominantes;
- b) Pesquisas nas áreas de História, Estética e Teoria da Arte, atuando em Museus, mercado editorial e outras instituições;
- c) Produções artísticas, produções gráficas e afins;
- d) Ensino na rede educacional, instituições, oficinas e/ou ateliês.